RESUMO LIVRO O GUARANI JOSÉ DE ALENCAR

Resumo Livro O Guarani, de José de Alencar, Guaraní foi escrito e publicado em forma de série em 1857. Repleto de ação e lirismo, é dividido em quatro partes que descrevem a natureza exuberante habitada pelos povos indígenas.

1ª parte: Os aventureiros

Inicialmente, na primeira parte de ‘O Guarani’, é apresentada a situação de Dom Antônio de Mariz, um fidalgo português, vivendo nos finais do século XVI. – fiel ao aos projetos planos colonizador coloniais da coroa família real portuguesa, submetida no naquele final período do ao século XVI. domínio espanhol —, – instala estabeleceu uma fazenda às nas margens margem do rio. Pequequer Rio Pequequer.

Sua família era composta por quatro pessoas: sua esposa Dona Lauriana, filho Don Diogo de Mariz, filha Dona Cecília (18) e Dona Isabel, que se pensava ser sua sobrinha, mas na verdade nasceu ilegítima. Dom Antônio.

No ano da graça de 1604, o lugar que acabamos de descrever estava desolado e desolado; a cidade do Rio de Janeiro tinha menos de meio século e a civilização não teve tempo de penetrar no interior. Entretanto, na margem direita do rio, avista-se uma casa espaçosa, construída num ponto alto e protegida por todos os lados por íngremes muros de rocha. (…)

A casa fortificada de Dom Antônio de Mariz às margens do Pequequer tornou-se refúgio para os ilustres portugueses, mas também acolheu inadvertidamente um grupo de mercenários, como o aventureiro Loredano, ex-padre que assassinou um homem desarmado. as famosas minas de prata.

Ceci e Peri – RESUMO O GUARANI JOSÉ DE ALENCAR

Além disso, na primeira parte, apresenta-se o bravo índio Peri, dedicado a Cecília, a quem chamava de Ceci. Contudo, Consequentemente, ela sofre um ataque em retaliação pela morte de uma índia aimoré, um incidente provocado por Diogo em uma caçada. Neste momento crítico, Peri – sempre vigilante – intervém para salvar sua amada.

Indubitavelmente, como eu mencionei, Dom Antônio de Mariz, na sua devoção cega por Cecília, estava disposto a arriscar sua própria vida, demonstrando assim sua vontade de obedecer incondicionalmente aos desejos dela. Sem dúvida, é uma das coisas mais admiráveis que já vi nesta terra: o caráter desse índio. Desde o primeiro dia em que você entrou aqui, salvando minha filha, a sua vida se transformou em um contínuo exemplo de altruísmo e heroísmo. Além disso, creia-me, Álvaro, ele verdadeiramente encarna um cavalheiro português, embora esteja no corpo de um selvagem!

2ª parte: Peri – RESUMO O GUARANI JOSÉ DE ALENCAR

Durante a segunda parte do flashback, a narrativa se volta para a história de Loredano, que emerge como o vilão da trama. Contudo além disso paralelamente, destaca-se Peri, o herói indígena, que realiza seu primeiro ato heroico ao salvar Ceci da morte, impedindo que uma gigantesca pedra rolante desça a montanha em sua direção.

3ª parte: Os aimorés

“Na terceira parte, Loredano elabora um plano de vingança e os aimorés atacam a casa de Dom Antônio de Mariz.”

Reconhecendo a vantagem do inimigo, Peri se sacrificou. “Ele enfrentou os aimorés sozinho e lutou bravamente, mas perdeu a batalha. A tribo o capturou para comer sua carne em seu ritual canibal.”Peri se envenenou e toda a tribo aimorés morreu por comer sua carne. Assim ele salvará a família Mariz e sua amada Cecilia.

4ª parte: A catástrofe

“Na quarta e última parte da história, inicialmente Álvaro resgata Peri. Em seguida, a corte condena Loredano à morte e, num evento inesperado, alguém rouba seu mapa. Logo após, índios matam Álvaro, e Isabel, movida pelo amor profundo que sentia por ele, comete suicídio, buscando reunir-se a ele na vida após a morte.”

Surpreso com o novo ataque de Aimorés, Dom Antônio de Mariz decide explodir a fortaleza e morrer com seu povo. Mas primeiro batizou Peri e encarregou-o de salvar Ceci e levá-la para a casa da tia dela no Rio de Janeiro. Mas Ceci, tocada por seu forte amor involuntário por Peri, toma uma decisão inesperada.

À medida que as tempestades começaram a irromper e as inundações tomavam conta, Peri arrancou uma palmeira, transformando-a em um barco para descer as corredeiras. Em seguida, Peri e Ceci desapareceram no horizonte, deixando para trás o caos das águas.

Faça o download do PDF do livro “O Guarani”.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

O Guarani; Guia Estudo. Disponível em: < https://www.coladaweb.com/resumos/o-guarani-jose-alencar>.

Veja também https://infinitoslivros.com/resumo-do-grande-sertao-veredas/

https://www.todamateria.com.br/o-guarani/

https://www.culturagenial.com/livro-o-guarani-de-jose-de-alencar/

Resumo de Livro – O Guarani, José de Alencar

Precisa de ajuda comportifolio clique https://mestretcc.com/portfolio-academico/