RESUMO DO LIVRO IRACEMA

RESUMO DO LIVRO IRACEMA a história da obra “Iracema” começa com a busca pelo personagem Martim. Ele se perdeu de seus companheiros e caminhou sem rumo por três dias até chegar ao acampamento tabajara.

Foi então que enfrentou Iracema, que ficou apavorado com a presença de um homem branco em sua terra, e atirou nele com uma flecha de ponta. Lamentando imediatamente sua atitude, a jovem índia o ajudou e foi hospitaleira entre sua tribo, os Tabajara.

Também além disso Na cabana de Araquém, pai de Iracema e líder espiritual da tribo, Martim foi protegido e recebeu várias índias para servi-lo. Porém, o guerreiro branco era cristão e negou toda oferta de prazer dado por parte do pagé.

No entanto naquela noite, a tribo recebeu Irapuã, o chefe guerreiro da tribo Tabajaras, que veio para dirigir a batalha contra a tribo inimiga. Aproveitando o isolamento, Martim decide sair na tentativa de reencontrar o amigo.

Além disso depois de entrar na floresta, o guerreiro branco confronta Iracema, que lhe pergunta se ele fez algum mal ao se esconder. Perturbado por sua falta de educação, Martin pede desculpas a ele e volta para a cabana.

RESUMO DO LIVRO IRACEMA

Martin continuou a viver na tribo enquanto crescia seu interesse pela virgem índia Tabajara. Mas tal atitude não agradou a um dos lutadores. Ele poderia ter se apaixonado por qualquer índio da tribo, mas o que ele escolheu foi Iracema, o que deixou Irapuã com ciúmes.

Contudo coração no peito de Irapuan virou um tigre. Ele pulou de raiva. Ele vem para farejar a presa. O estrangeiro estava na mata, e Irasema estava com ele. Quero beber todo o sangue dele: talvez a filha de Araquém se apaixone por ele quando o sangue do Guerreiro Branco correr nas veias do cacique Tabajara.

Este é o início de uma história de amor proibido entre a Índia e o Cavaleiro Branco. Iracema não pode ser esposa de Martim, pois deve permanecer virgem para ser a guardiã dos segredos e mistérios dos sonhos da Jurema, ritual muito sagrado de sua tribo.

No entanto, igualmente apaixonada por Martim, Iracema oferece-lhe uma bebida alucinógena e sucumbe às suas paixões, traindo a sua promessa de virgindade. Quando a operação estiver concluída, Martim quer sair porque percebe que sua vida está em perigo por deturpar os índios guardiões.

No entanto Pela manhã, ele ainda encontrou Iracema ali debruçado como uma “borboleta dormindo no seio de um lindo cacto”. Havia um rubor brilhante em seu lindo rosto; o alvorecer do amor fecundo quando os primeiros raios do sol atravessaram o sol da manhã, e o primeiro sorriso de sua esposa brilhou em suas bochechas quentes. No entanto além disso Martim viu a virgem com o coração e pensou que o sonho continuava. Feche os olhos e abra-os novamente.

RESUMO DO LIVRO IRACEMA

No entanto, Iracema nunca poderia voltar para a cabana de seu pai, então ela declarou: Pois seu sangue dormia em seu peito. “Assim, o casal fugiu da aldeia para o litoral, acompanhado do amigo de Martim e Poti, um guerreiro pitiguaras da tribo rival dos Tabajaras.

Além disso, percebendo o que havia acontecido, Irapuã e Cauby caçaram o casal, declarando guerra à tribo inimiga. No caminho, os guerreiros Tabajaras encontraram os pitiguaras e travaram uma batalha sangrenta.

Contudo Iracema olhou através da floresta para ver os corpos de seus irmãos espalhados pelo chão. Ao longe está um grupo de guerreiros Tabahara fugindo em uma nuvem negra de poeira. O sangue que tingiu a terra de vermelho era o mesmo sangue espiritual que queimou suas bochechas de vergonha.

FINAL DA FUGA

A fuga terminou em uma praia deserta, onde o casal construiu uma cabana para ficar junto. No entanto depois de algum tempo, os franceses, aliados aos Tabajaras, decidiram travar outra batalha com as tribos inimigas.

E assim, Martim e Poti vão para a guerra, enquanto Iracema fica sozinha na cabana, grávida. Infelizmente, a Índia previu que ela morreria após o parto. Iracema deu à luz um menino que chamou de Moacir.

Iracema apreciou a dor que nunca havia sentido; parecia que sua vida estava esgotada, mas seus seios estavam inchados; por fim se seguraram, e o leite, ainda vermelho do sangue que o formou, jorrou. Mãe alegre que jogou cachorrinho longe dela mata a fome do filho com alegria. Ele agora é duas vezes seu filho de luto, seu filho e seu educador.

Moacir é considerado filho da dor e do sofrimento, pois é fruto de uma relação que gerou guerras entre tribos e resultou nas inúmeras mortes dos “irmãos” Tabajaras de Iracema. É o primeiro fruto de sangue misto português e índio

No entanto Martim já sentia a dor da esposa. Como ele esperava, Iracema voltou da guerra e morreu nos braços de seu amado. Foi sepultado às margens de um rio com o nome do Ceará, e todas as terras ao seu redor.

Além disso o marido de Iracema sempre se emociona ao relembrar os lugares onde foi tão feliz e as folhas verdes da bela Tabajara dormindo pacificamente à sua sombra.

MARTIM EM VIAGEM

Martim viajou para a Europa e, durante a viagem, o vento soprou em seus ouvidos o nome Iracema. Voltou com padres e guerreiros e implantou a fé cristã em solo brasileiro. Este foi o início da colonização portuguesa.

Portanto além disso, no final, Martim voltou à terra, que era a sua felicidade, e agora faz muita falta. Quando seus pés sentiram o calor da areia branca, um fogo abrasador percorreu seu corpo inteiro, queimando seu coração: era o fogo queimando a memória. (…) No entanto muitos guerreiros de sua raça acompanharam o chefe branco, com quem encontrou o líder dos cristãos. Um sacerdote de sua religião também veio, vestido de preto, e plantou uma cruz no deserto.

Análise da obra “Iracema”

Publicado em 1865, o romance indianista constrói sua narrativa sobre as histórias de Iracema e Martim. Além disso a obra de José de Alencar reflete a romanização da cultura indígena do Brasil e o processo de colonização do Ceará ocorrido em 1606.

Além disso a relação entre os protagonistas representa a união de colonos brancos e índios. Retrata culturas, civilizações e povos indígenas europeus, enxergando o exótico como nossa flora e fauna.

A índia Iracema simboliza uma imagem local, definida por suas características físicas em relação aos elementos naturais.

O título Iracema é um jogo de letras com a palavra “América” para que a personagem principal represente o nosso continente. Por outro lado, o nome de Martim refere-se a Marte, o deus da guerra, representando a Europa. Então podemos dizer que Martim estava lá para trazer a guerra para Iracema ou América.

A obra é um grande exemplo de romantismo, com um casal apaixonado vivendo um amor proibido enquanto seu rival tenta separá-los. Embora a obra tenha sido escrita para idealizar os índios brasileiros, o europeu Martin só se associa de fato a Iracema depois de beber Tupã, pois em sua condição natural não se associaria a ela por achar que tem a origem do caráter superior que lhe corresponde.

Principais personagens:

  • Iracema: a vigem dos lábios de mel.
  • Martim: O jovem guerreiro branco.
  • Araquém: Pai de Iracema e pagé da tribo tabajara.
  • Poti: Guerreiro pitiguaras, amigo de Martim.
  • Irapuã: Chefe dos tabajaras.
  • Caubi: destemido guerreiro, irmão de Iracema.
  • Moacir: Filho de Iracema e Martim, primeiro cearense.

Curiosidades

Martim Soares Moreno é mesmo o “fundador” do Ceará.

O portiense Antônio Felipe Camarão também existiu e lutou na guerra com Holanda e Martin.

Filme

O filme “Ircema a Virgem dos Lábios de Mel” foi lançado em 1979 e dirigido por Carlos Coimbra, baseado na história de amor do soldado português Martinho e da índia Iracema.

veja também resumo do grande sertão de veredas.

Precisa de ajuda com as normas ABNT

Faça o download do PDF do livro “Iracema”.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Iracema; Guia Estudo. Disponível em: < https://www.guiaestudo.com.br/iracema >.

Resumo de Livro – Iracema de, José de Alencar

https://www.todamateria.com.br/iracema/

https://www.culturagenial.com/livro-iracema-de-jose-de-alencar/

https://www.stoodi.com.br/blog/portugues/iracema-confira-o-resumo-do-romance-de-jose-de-alencar/