Resumo do Livro Vidas Secas – Graciliano Ramos

O Resumo do Livro Vidas Secas mostra que este livro é um romance escrito por Graciliano Ramos em 1938 foi publicado. Esse livro possui grande relevância na literatura brasileira onde mostra a dura realidade da migração e da seca no coração do Nordeste.

As obras pertencem ao estilo do modernismo, mas com forte sensibilidade, mostrando a representação da realidade e grande crítica da sociedade.

Além disso, seus capítulos podem ser lidos independentemente uns dos outros, exceto o primeiro e o último, que mostram os ciclos de vida na seca.

RESUMO DO LIVRO VIDAS SECAS

“Vidas Secas” é narrado na terceira pessoa por um narrador omnisciente e omnipresente. O livro conta a história de Fabiano e sua família sertaneja, composta por sua esposa Sinhá Vitória, seus dois filhos, a cachorra Baleia e um papagaio.

No primeiro capítulo do livro, este post do Resumo do Livro Vidas Secas, mostra que podemos acompanhar uma família em sua jornada pela seca na Caatinga.

Cada um sofrendo muito e sendo obrigado a comer papagaios porque está com fome e não sobra comida.

Depois, a família conseguiu encontrar uma fazenda e se estabelecer. Lá, Fabiano trabalha como vaqueiro para o fazendeiro, que explora a ignorância do sertanejo para lucrar. Fabiano desconfia da artimanha do patrão, mas acaba calado porque não sabe calcular para justificar o salário e tem medo de ser expulso da fazenda.

Incapaz de se comunicar adequadamente e até bestial, ele brigou com um soldado amarelo enquanto jogava cartas em um bar. O soldado humilha Fabiano, que a princípio não responde, mas depois se irrita e xinga a mãe do soldado – enfurecida, que o prende. Na prisão, depois de pensar sobre isso, ele ficou com raiva de sua ignorância e do fardo de cuidar de sua família.

Depois deste episódio podemos seguir os desejos de Sinhá Vitória.

Ela sonha com uma vida melhor e quer ter uma cama de couro como o Sr. Tomás da Bolandeira, um homem culto que a família admira.

Além disso, podemos ver como Sinhá é trabalhadora e guerreira ao cuidar da casa e da família, ajudar Fabiano no trabalho e fazer contas para calcular sua renda. No próximo tópico do Resumo do Livro Vidas Secas, será falado sobre seus filhos.

Os filhos do casal

Além dessas histórias, temos relatos dos dois filhos do casal. O garotão ficou curioso sobre o significado dessa frase e perguntou a seus pais o que significava “inferno”, mas não houve resposta, então ele teve que buscar consolo na baleia. Por outro lado, o caçula sonha em ser vaqueiro como o pai e brincar com os animais da fazenda, tentando laçá-los.

Um dia, chegou o inverno e, quando caiu uma forte tempestade, a família sentou-se em volta da fogueira e Fabiano contou algumas histórias que inventou para que todos se esquecessem da chuva e dormissem melhor. Enquanto contava essas histórias, ele se perguntava se o sofrimento deles algum dia terminaria, se as circunstâncias mudariam.

Depois de um tempo, chegou o Natal e a família resolveu ir para a cidade comemorar. A mente de Fabiano estava cheia de vingança contra Huang Bing, mas ele caiu no chão bêbado. Sinhá Vitória está cansada de cuidar de criança e sonha com uma cama de couro e um futuro melhor para todos. No próximo tópico do Resumo do Livro Vidas Secas, será dissertado da Balea, a fiel cadela da família.

A cadela da família

Em um dos momentos mais emocionantes do livro, ficamos sabendo que Balea, a fiel cadela da família, acaba doente e em péssimo estado, com pelos caindo e várias feridas pelo corpo. Vendo o estado do cachorro, Fabiano decidiu que o melhor a fazer era derrubá-lo para que não sofresse.

As crianças tentaram mudar a decisão do pai porque o cachorro era um ótimo companheiro, mas não conseguiram. Então Fabiano atirou em Balea, que em seu leito de morte concebeu uma espécie de paraíso onde poderia caçar alguns porquinhos-da-índia.

A baleia se torna uma personagem muito importante em “Vidas Secas” pela forma como descrevem o ser humano como animalesco e o cachorro como humano, com sentimentos e pensamentos próprios.

Depois disso, a vida da família passou assim, e suas condições de vida foram as mesmas de antes. Um dia, porém, Fabiano notou que o céu estava azul e os animais da fazenda agonizavam, sinal claro de uma seca iminente.

Mesmo com o coração partido, ele decidiu partir novamente com sua família para encontrar outro lugar para ficar. O fim de “Vidas Secas” marca o início de um ciclo: eles partem de madrugada, e durante a viagem, Fabiano e Sinhá Vitória falam pouco, contemplando a possibilidade de um futuro melhor sem tanta dor e sofrimento.

Precisa voltar para Home. Clique Aqui!

Quer conhecer um pouco mais está obra? Clique Aqui.