Resumo do livro: O Monge e o Executivo, de James C. Hunter

No Resumo do livro – O Monge e o Executivo, do autor James C. Hunter, The Monk and the Executive, ensina os leitores sobre liderança por meio de uma história simples, mas informativa.

Ao longo do processo de leitura, você poderá refletir sobre como se tornar uma pessoa melhor no ambiente de trabalho, na família e na sociedade, de forma a progredir em todos os aspectos.

O conselho do autor James C. Hunter é permitir que os leitores se transformem e abram novos horizontes enquanto confrontam os ensinamentos e fundamentos de um verdadeiro líder.

Esta é uma história baseada na importância de espalhar amor, paciência e outros conceitos de empatia e aceitação do outro.

Afinal, liderar não é deixar as pessoas com medo, mas ganhar respeito e admiração por elas concordarem em seguir seus ensinamentos.

Isso se aplica a funcionários em grupos de trabalho, bem como familiares, amigos e até estranhos.

Quer conhecer a história que Hunter conta? Em seguida, leia um guia completo para monges e arquivistas.

O Resumo do livro – O Monge e o Executivo, é um dos livros mais procurados, tanto que se tornou um best-seller mundialmente lido.

RESUMO DO LIVRO – O MONGE E O EXECUTIVO, DE JAMES C. HUNTER

Em continuação com o Resumo do livro – O Monge e o Executivo, este conta a história de um empresário de sucesso, John Daily, que passa uma semana em retiro para ouvir as sábias lições que um monge beneditino deve experimentar.

O monge era um líder de sucesso antes de se tornar ele.

A vida diária é considerada perfeita e desejável por muitas pessoas. Ele é casado e tem dois filhos e continua sendo um técnico voluntário do time de beisebol dos EUA.

Isso mudou, no entanto, depois que um movimento sindical levantou o moral dos trabalhadores de sua empresa.

Este fato está ligado a uma série de outros fatos que levam a repensar o conceito de liderança do empresário.

Além disso, o humor da família de John foi afetado por isso. A mulher do empresário começou a reclamar sem parar, e John ainda teve que lidar com a insubordinação dos filhos.

Esses eventos são suficientes para o personagem principal perceber que sua vida está fora de controle.

E decidir fazer uma escolha que não havia feito antes para trazer tudo de volta ao controle total.

A ida ao retiro espiritual e o encontro com o monge

Por sugestão de sua esposa, John Daily seguiu e foi fazer um retiro no mosteiro João da Cruz na direção do Lago Michigan.

Durante a viagem, porém, o executivo passou a ter o mesmo sonho várias vezes, sempre com uma mensagem: “Encontre Simão e ouça-o”. Então ele começou a procurar o significado do sonho.

Porém, apesar de muitas dúvidas e questionamentos, o executivo pretende passar uma semana por lá e fica animado ao ser recebido pelo padre Peter e saber que o lendário Leonard Hoffman estará presente na abadia.

Leonard Hoffman foi um executivo brilhante considerado um dos maiores especialistas em liderança da América, mas acabou desistindo de tudo e viveu a vida de um monge.

No entanto, John fica surpreso ao descobrir que Hoffman mudou seu nome para Simon e que assistirá a uma aula que ele deu.

O nome do especialista é o mesmo nome do sonho de John. Isso mostra seu caráter ao tomar a decisão certa de encontrar a Abadia.

Logo no início do curso, o ex-executivo já havia ensinado muito sobre autoridade e poder, liderança, como lidar com alguma mudança e por que incluir a autoridade no processo de desenvolvimento das habilidades da equipe.

Hoffman também investiga conceitos de gentileza, paciência, amor, respeito e muito mais, e faz com que os alunos façam escolhas mais conscientes, mas potencialmente mais difíceis.

Portanto, disse o monge, seja atencioso com as pessoas ao seu redor, e essa atitude atrai motivação.

Assim, o resultado é melhor tanto para a empresa quanto para um ambiente saudável.

Ensinamentos de liderança que John Daily recebeu de Simeão

No curso, Len Hoffman mostra que os chefes muitas vezes adotam atitudes de liderança obrigatórias que nada têm a ver com o que eles realmente sentem.

Um desses exemplos é mostrar amor mesmo na frente de pessoas hostis na vida cotidiana.

Também é imperativo ver os clientes ou funcionários como aliados e não como inimigos. Com essa prática, o resultado satisfatório será maior.

Com isso, essa atitude cria um ambiente mais respeitoso e saudável.

Além disso, tem o potencial de fazer com que as pessoas que habitam aquele espaço se desenvolvam com mais eficiência e tenham, de fato, mais disposição para fazer o seu melhor trabalho.

Simon também reflete sobre como os pensamentos influenciam o comportamento das pessoas.

Além disso, ele sugere que o amor deve vir tanto do patrão quanto do empregado para que ocorra uma verdadeira transformação.

Os monges falaram em aulas no mosteiro sobre os sentimentos positivos que o esforço de um líder ao longo do tempo pode trazer, como dedicação e amor ao trabalho.

Dessa forma, toda doação de amor resulta no ser humano receptor realizando ações que também irradiam amor.

OUTRO CONCEITO DE LIDERANÇA RECEBIDO DE SIMÃO

Além disso, outro conceito que Simeon mencionou é a recompensa por chegar ao final da fase.

Outro exemplo é a satisfação de ver os resultados serem positivos e a equipe conseguir superar algum tipo de obstáculo na empresa com espírito de respeito.

Depois de ouvir tudo o que os executivos anteriores tinham para entregar por um tempo, a lição que John aprendeu com a turma foi que o líder ideal é aquele que sabe melhor como capacitar, encorajar e usar mecanismos para que os funcionários estejam sempre não apenas dando as ordens para a equipe, mas Faça o seu melhor de acordo com a sua vontade.

Incentivar o assédio moral e a falta de valorização não fará com que o funcionário valorize o que faz. Pelo contrário, isso também se aplica a qualquer tipo de convivência.

Outro ponto positivo de utilizar o cargo de liderança de forma otimizada em um ambiente de trabalho é que a pessoa que aceita um cargo de liderança passa a focar no que é bom para o coletivo e para a equipe.

E assim, no final do livro, depois de ouvir todos esses ensinamentos do monge, o personagem principal tem uma compreensão do que é e do que significa ser um líder transformado.

Além disso, os administradores conseguiram aprender no mosteiro que o papel da liderança é muito importante e, por isso, os líderes têm um papel fundamental no desenvolvimento das equipes de trabalho.

Além de aprender na prática os conceitos de liderança, o executivo ganhou uma visão ampla de como lidar com a família e a sociedade.