Resumo do livro Felicidade Clandestina

RESUMO DO LIVRO FELICIDADE CLANDESTINA, DE CLARICE LISPECTOR

Resumo do livro Felicidade Clandestina

Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector, foi divulgado em 1971, uns anos antes de “A hora da estrela”.

A obra é composta por 25 contos que a autora escreveu em meio à os anos de 1950 e 1960. Uns desses contos foram escritos para o Jornal do Brasil, outros são específicos da coleção.

Assim como a maioria de suas obras, os contos de Clarice Lispector que aparecem neste livro tratam de simples acontecimentos do cotidiano, bem como de suas reflexões sobre a existência humana.

Mesmo assim, a estrutura das histórias é muito diferente – tanto na forma quanto no conteúdo. Como tal, as narrativas neste livro são muito subjetivas e introspectivas.

Além disso, algumas das histórias de “Felicidade Clandestina” contam a experiência pessoal da autora e são altamente autobiográficas. Portanto, a maioria das histórias são contadas na primeira pessoa.

Quer saber mais sobre o livro “A Felicidade Clandestina

Abaixo, veja um resumo de 25 contos do livro “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector. Boa leitura!

Felicidade clandestina

Para os especialistas do site Resumo do livro Felicidade Clandestina de Clarice Lispector O primeiro conto do livro e a obra de mesmo nome, “Felicidade clandestina”. Esta é uma crônica em primeira pessoa de uma garota e suas experiências com seu primeiro livro.

A narradora sempre pede emprestado para sua colega livros que não leu por ser filha do dono da livraria. Mas a menina sempre se recusa a emprestar.

Então, um dia, a narradora descobre que sua colega tem um exemplar do livro “As Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato.

Apesar de prometer emprestar livros, a garota sempre dá desculpas. Então, depois de alguns dias de tortura, a mãe da menina descobre o que aconteceu e se revolta com a situação, a ajuda e empresta o livro a narradora.

Resumo do livro Felicidade Clandestina

Uma amizade sincera – Resumo do livro Felicidade Clandestina

Pessoas que procuram por assistência segue o link para te ajudar nas dúvidas do seu TCC.

O conto “Uma Amizade Sincera” de “Felicidade Clandestina” conta a história de dois amigos inseparáveis.

Eles se conhecem desde a escola e até moraram juntos quando uma de suas famílias se mudou para São Paulo. No entanto, em algum momento, as coisas entre eles terminaram e eles seguiram caminhos diferentes na vida.

Mesmo assim, eles sabem que sempre serão amigos de verdade. Desta forma, ela destaca a profundidade dos relacionamentos.

Miopia progressiva – Resumo do livro Felicidade Clandestina

Em “Miopia Progressiva”, conhecemos um menino míope que é considerado inteligente por sua família. Então eles o mimaram. Mas a situação nem sempre deixa o garoto feliz.

No entanto, depois de passar um dia com uma prima solitária que não tem filhos, ele descobre um amor que nunca experimentou antes: uma paixão simples e pura. Então ele começou a ver o mundo com mais clareza.

Resumo do livro Felicidade Clandestina

Restos do carnaval

No site Resumo do livro Felicidade Clandestina – “Restos de carnaval” descreve um carnaval de uma menina, marcado pela doença da sua mãe. Seus carnavais eram festejados com um lança-perfume e confetes em frente à casa em que morava.

Então, em sua festa de 8 anos, uma amiga de sua mãe pegou os restos da fantasia rosa de sua filha e fez uma para ela. Durante a festa, porém, a saúde da mãe se deteriorou e ela teve que ir à farmácia comprar remédios.

Quando toda a situação se acalmou, a menina pode ir para casa comemorar.

Momento em que um menino de 12 anos apareceu e cobriu seu cabelo com confetes, como se estivesse regando rosas.

O grande passeio

Depois de perder o marido e os filhos, Mocinha tornou-se uma velha solitária. Assim, sem saber por quê, passou a morar em um quarto dos fundos em Botafogo, no Rio de Janeiro. Um dia, a família que a acolheu decidiu mandá-la para casa de algum dos seus filhos em Petrópolis

No entanto, depois de esperar pelo dono da casa por horas, ele se recusou a vê-la e ordenou que ela pegasse um ônibus de volta para sua antiga casa.

Mas antes de voltar para a rodoviária, Mocinha resolveu dar um passeio. Em algum momento, ela encostou a cabeça em um tronco de árvore e faleceu.

Come, meu filho – Resumo do livro Felicidade Clandestina

“Come, meu filho” conta a história de uma mãe e seu filho conversando durante a comida

Basicamente, a mãe está tentando alimentar o garoto e ele continua falando para não comer.

As perguntas que ele fazia eram completamente desconexas, com o único propósito de distrair mamãe e dar desculpas para não comer. Resumo do livro Felicidade Clandestina. Resumo do livro Felicidade Clandestina.

Perdoando Deus

Em “Perdoando Deus”, a narradora relata sua viagem a Copacabana, onde ficou radiante com a criação de Deus. No entanto, quando ela quase pisou em um rato morto, ela se rebelou contra Deus porque não entendia por que isso aconteceu com ela naquele momento em particular.

Então ela decidiu se vingar de Deus escrevendo um relato que arruinaria sua reputação. Mas ela logo se contradisse, dizendo que sua atitude supunha a existência de um Deus que ela mesma havia inventado para ela. Resumo do livro Felicidade Clandestina.

Tentação

“Tentação” descreve um breve evento em que uma garota ruiva e com soluço que observava o movimento em frente à sua casa.

Quando ela menos esperava, um cachorrinho ruivo passou por ela. Os dois se olharam por um momento, mas não disseram nada. No entanto, eles logo entenderam o desejo um do outro: acabar com a solidão.

Em pouco tempo, no entanto, o dono impaciente do cachorro o puxou de volta para seu caminho.

Os olhos da jovem o seguiram até ele virar a esquina, mas ele era mais forte e nunca olhou para trás. Resumo do livro Felicidade Clandestina.

O ovo e a galinha

Em “O ovo e a Galinha”, Clarice Lispector reflete sobre o significado e a existência do ovo, tentando desvendar sua existência e sua relação com a galinha, após observar um ovo na mesa da cozinha.

Através do pensamento aleatório, a autora desconstrói o objeto, tornando o ovo uma coisa cheia de significado e questionamento.

Cem anos de perdão

Em “Cem anos de perdão”, a autora relembra um momento de sua infância onde ela e uma amiga invadiram o jardim para apanhar uma rosa. Então, depois que seu primeiro plano foi bem sucedido, elas passaram a roubar mais flores e deliciosas pitangas escondidas entre as folhas da cerca viva. Resumo do livro Felicidade Clandestina.

A legião estrangeira – Resumo do livro Felicidade Clandestina

Por um tempo, uma família hindu ocupa o apartamento ao lado da narradora de “A Legião Estrangeira”. Na maioria das vezes, seus encontros no elevador eram estranhos, pois o casal parecia preferir manter distância. (Resumo do livro Felicidade Clandestina).

No entanto, a filha do casal, Ofélia, 8 anos, passa a visitar a narradora com certa frequência. Ela se sentava na sala e fazia várias críticas enquanto a narradora escrevia suas palavras.

Um dia, a narradora compra um pintinho para seu filho. Ofélia ficou encantada com o bichinho quando soube. No entanto, depois que a menininha decide ir embora rapidamente, a narradora se depara com o pintinho morto na cozinha, um acidente motivado por muito amor. Resumo do livro Felicidade Clandestina.

Os obedientes

“Os Obedientes” conta a história de um casal comum vivendo uma vida dominada pela sociedade. Um certo dia, a mulher abocanhou uma maçã e quebrou um dos dentes da frente. Porém em vez de ir ao dentista, ela resolveu pular da janela de seu apartamento. Resumo do livro Felicidade Clandestina.

A repartição dos pães

Enquanto almoça com alguém que a narradora de “A repartição dos pães” mal conhece, ela começa a pensar que está perdendo seu sábado. Mas mesmo estranhos, a anfitriã foi muito hospitaleira, ofertando o mais perfeito serviço de mesa e os melhores pratos. Resumo do livro Felicidade Clandestina

Uma esperança

“Uma esperança conta mais um episódio simples do cotidiano, quando aparecem os insetos de uma espécie esperança. A criaturinha fascina a narradora e seu filho, despertando tanto a curiosidade da criança quanto a indignação da mãe ao perceber as semelhanças de diferentes esperanças. Resumo do livro Felicidade Clandestina.

Macacos

Em “Macacos”, a narradora menciona duas vezes que comprou os macacos para manter as crianças felizes. O primeira foi levado por alguns meninos de sua casa.

O segundo, por sua vez, adoeceu e morreu logo após visitar o veterinário. Resumo do livro Felicidade Clandestina.

Os desastres de Sofia

“Os desastres de Sofia” conta a história de uma garota que tenta desprender seu professor paciente e desata-lo dos “ombros contraídos” por se comportar mal em sala de aula.

Então, quando o professor pediu a turma que escrevesse uma redação sobre um episódio que ele contou, a menina tenta inverter as palavras porque percebeu que ele queria que os alunos tirassem a moral da história

Mas, ao regressar para pegar alguma coisa na sala durante o recreio, o professor elogiou seu texto. Então ela saiu correndo da sala sem nem mesmo pegar o caderno. Resumo do livro Felicidade Clandestina.

A criada

O conto “A criada” conta a vida de uma doméstica de 19 anos, chamada Eremita.

Embora ela reaja rudemente às vezes, ela é introvertida e trabalha mecanicamente. Além disso, ela tem uma tristeza profunda e não se importa com sua juventude e sua beleza. Para ela, as coisas encontram-se apropriadas dessa maneira. Resumo do livro Felicidade Clandestina.

A mensagem

“A mensagem” fala sobre o relacionamento de um jovem casal que se uniu na adolescência por de um sentimento em comum de angústia. Entretanto, com o passar dos anos, eles não notaram mais nada em comum um com o outro, o que deixou a relação incômoda para os dois.

Então, um dia eles se deparam em frente a uma casa velha que os assustou. De repente, os dois se viram adultos e correm para pegar o ônibus. Resumo do livro Felicidade Clandestina.

Menino a bico de pena

No conto “Menino a bico de pena”, que aparece em “Felicidade clandestina”, uma mãe observa o filho que acaba de nascer o primeiro dentinho.

Quando ele acordou e se sentiu sozinho, sua mãe entrou no quarto com uma fralda para trocá-lo. A criança então ouve o som do carro e diz “fonfom”. Deixando sua mãe muito feliz. Resumo do livro Felicidade Clandestina.

Uma história de tanto amor em

“Uma história de tanto amor”, conhecemos uma garota apaixonada por galinhas. Ela tem duas, Pedrina e Petronilha, e cuida delas com todo cuidado.

No entanto, um dia, quando ela não estava em casa, seus familiares comeram Petronilha. Pouco tempo depois, Pedrina morreu de velhice.

Assim que ficou mais velha, a menina ganhou outra galinha. Mas quando ela morreu, a jovem havia entendido o destino de todas as galinhas. Portanto, ela as come sem culpa. Resumo do livro Felicidade Clandestina

As águas do mundo – Resumo do livro Felicidade Clandestina

Em “As águas do mundo”, o narrador detalha as cenas e os sentimentos de uma mulher se preparando para nadar no mar, mostrando que a mulher e o mar são as coisas mais remotas do mundo. Finalmente, após o mergulho, a mulher volta para a praia. Resumo do livro Felicidade Clandestina.

A quinta história – Resumo do livro Felicidade Clandestina

No conto “A quinta história”, Clarice Lispector mostra várias maneiras diferentes de contar a mesma história a partir de um ponto central. Depois de aprender a receita do veneno de barata, a mulher a usa para se livrar dos insetos que a atormentam.

A partir desse núcleo comum, as histórias se ampliam, detalhando o sentimento da mulher. Ao final, ela tem o sentimento do surgimento de novas baratas. Resumo do livro Felicidade Clandestina.

Encarnação involuntária

Na “Encarnação involuntária”, a narradora tem o hábito de observar e “encarnar” as pessoas, imitando suas ações e vivenciando seus sentimentos e perspectivas. Durante o voo, por exemplo, ela assumiu a modéstia e a vergonha de uma comissária de bordo. Em outra ocasião, ela tentou “encarnar” uma prostituta e voltou sua atenção para os homens. Mas, na realidade, ela estava mais interessada em ler jornais.

Duas histórias a meu modo – Resumo do livro Felicidade Clandestina

No conto “Duas histórias a meu modo”, de “Felicidade clandestina”, Clarice recorda dois contos que ela escrevia para entreter-se por meio de seu escritor francês imaginário Marcel Aymé.

Na primeira história, a autora conta a vida de um dono de vinha que não gosta de vinho. Com o tempo, porém, ele aprendeu a gostar da bebida.

Na segunda, ela fala de um funcionário do governo parisiense que adora vinho, mas não tem dinheiro para sustentar seus desejos. Por isso enlouqueceu, começou a beber muito e precisou ser internado.

O primeiro beijo

Enfim por último, “O primeiro beijo”, é sobre uma garota ciumenta perguntando ao namorado como foi seu primeiro beijo. Ele disse que quando era criança, em um passeio, foi beber de uma fonte, e a água saiu da boca da estátua. Então ele se aproximou dela e a beijou. Mesmo não entendo bem o que estava acontecendo, sentiu uma estranha excitação.

Temos também um link de um resumo de livro.

https://www.culturagenial.com/livro-felicidade-clandestina-de-clarice-lispector/

http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/felicidade-clandestina.html

http://resumos.netsaber.com.br/resumo-84762/felicidade-clandestina