RESUMO DO LIVRO DOM QUIXOTE DE LA MANCHA, DE MIGUEL DE CERVANTES

Resumo do Livro Dom Quixote de La Mancha de, Miguel de Cervantes propôs imitar o romance cavalheiresco, mas acabou por ir além desse propósito. Este trabalho entra para a história como o fundador da ficção moderna.

A estrutura de Dom Quixote

A primeira parte da obra foi publicada em 1605 e foi um sucesso imediato. A segunda parte foi impressa por Cervantes em 1615.

A ação da primeira parte (1605) é composta por 52 capítulos, começando com Alonso Quijano juntando-se ao guarda de cavalaria. Portanto ao imitar as aventuras do romance dos Cavaleiros, Cervantes conduziu o protagonista através de duas excursões – primeiro sozinho e depois acompanhado pelo escudeiro Sancho Pança. Durante esse período, o protagonista utiliza sua imaginação para mudar a realidade ao ver castelos que, na verdade, são apenas estábulos, gigantes que se transformam em moinhos e um poderoso exército diante do que era, na verdade, apenas um rebanho.

A segunda parte (1615), com 74 capítulos, conta as aventuras de D. Quixote e Sancho ao saírem pela terceira vez da aldeia. Agora ambos são enganados por outros, às vezes de maneira cômica. A obra termina com o cavaleiro e o escudeiro retornando à aldeia, e Dom Quixote recuperando a consciência e morrendo.

Na primeira parte do romance, as aventuras de Dom Quixote são inspiradas em sua própria imaginação, enquanto na segunda parte geralmente são desencadeadas pelos golpes dos personagens.

Resumo da obra

Conforme Resumo do Livro Dom Quixote, Alonso Quijano é um nobre modesto e maduro que lê livros sobre cavalaria como um louco e decide imitar os cavaleiros do ranger. Adotou o nome de Dom Quixote de la Mancha e partiu em busca de aventura.

Sendo assim Como o herói que imita, ele dedicará todas as suas vitórias ao que acredita ser sua esposa, Dulcineia dei Toboso, que na verdade é a camponesa Aldonza Lorenzo.

Dom Quixote mostrou sinais de loucura desde que partiu. No que parece ser um castelo em um moinho, ele é condecorado em uma cerimônia absurda, e depois de várias aventuras sozinho, ele retorna à sua aldeia. Lá, ele convenceu um fazendeiro próximo, Sancho Pança, a se tornar seu escudeiro, prometendo-lhe em troca o governo de uma ilha.

O cavaleiro e o escudeiro embarcam em uma série de aventuras em que Dom Quixote mistura realidade com ficção. Assim, por exemplo, Dom Quixote e Sancho encontram dois monges de São Bento que acompanham uma mulher no caminho. Dom Quixote pensa que são os feiticeiros que raptaram a princesa. Para salvá-la, o cavaleiro confronta o escudeiro da dama.

Em outra parte do livro, Dom Quixote confundiu alguns rebanhos com dois exércitos prontos para a guerra. Esta passagem, a mais famosa da primeira, é uma paródia da complexa descrição épica do Livro dos Cavaleiros:

A primeira parte da obra termina com Dom Quixote sendo preso e mandado para sua casa, graças a uma armadilha armada pelo padre e pelo barbeiro da aldeia.

Segunda parte

Mas o cavaleiro e seus escudeiros fizeram uma terceira saída. Nesta jornada para Aragão e Catalunha, eles serão vítimas de todo tipo de truques.

Assim, de acordo com o Resumo do Livro Dom Quixote, na corte de alguns duques, eles enganaram Sancho para que ele adquirisse a falsa ilha de Baratalia; eles o vendaram e fizeram-no acreditar que viajava com Dom Quixote, montado no mítico cavalo Pégaso Clavilenho.

Na primeira parte, a fantasia de Dom Quixote é o impulso que movimenta as aventuras do romance, pois ele usa sua imaginação para mudar a realidade. Em segundo lugar, são principalmente outros personagens que realizam a mudança, pois eles inventam histórias fantásticas para enganar os cavaleiros.

Dom Quixote, que não deixa de acreditar em suas fantasias, não é mais vítima do engano sensorial e, mesmo que não acredite nessas sensações, percebe a realidade como ela é. Quando vê a realidade da tristeza e da rotina, pensa que o feiticeiro o encantou.

O bacharel Sansão Carrasco, amigo da família Dom Quixote, assume a difícil tarefa de devolver os nobres à vila. Disfarçado como os Cavaleiros da Lua Branca, ele o derrotou em Barcelona e o puniu por retornar à aldeia. Lá, Dom Quixote sentiu que sua morte estava próxima e fez um testamento. Antes de morrer, ele recuperou os sentidos.

Personagens principais do Resumo do Livro Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes Dom Quixote

Conforme resumo do Livro Dom Quixote, desde a primeira página, o leitor de Dom Quixote recebe uma descrição das características de seu protagonista. Esses dados são apenas o ponto de partida para a evolução psicológica maravilhosamente retrospectiva que percorre o romance.

Dom Quixote é um pobre nobre de La Mancha, na Espanha, que tem apenas os recursos para viver. Além disso, seu físico esquelético estava associado a uma personalidade mal-humorada e melancólica. Devido à sua situação financeira e traços de caráter, ele encontrou refúgio na leitura excessiva de livros cavalheirescos, o que o levou à loucura.

Sua obsessão por esses livros era tão profunda que chegou a vender parte de sua fortuna para comprar mais livros. No entanto, ele é um personagem com fortes habilidades de raciocínio e bom julgamento crítico em coisas que não afetam sua demência parcial.

Considerando o tempo, sua idade havia avançado: por volta dos 50 anos, o que tornava ridícula sua obsessão pelo cavalheirismo e amor idealizado por D. ulcineia (para os padrões da época),

Assim, o personagem decide regenerar a cavalaria e deixar sua aldeia em busca de aventura nas roupas de seus ancestrais.

Dom Quixote adota uma linguagem refinada extraída de suas leituras, com vontade de todos os ideais heróicos aprendidos no livro de La Mancha sobre a formação da cavalaria.

Dom Quixote apresenta uma evolução psicológica distinta, que se reflete fortemente nos episódios finais do romance. Assim, revela-se a desilusão e a melancolia dos finais dos personagens: quando Dom Quixote enfrenta uma realidade que exige um verdadeiro heroísmo, ele não a suporta. O personagem desaparece até que ela desmaie em seu leito de morte.

Resumo do Livro Dom Quixote Sancho Pança

Além disso, conforme o Resumo do Livro Dom Quixote, Sancho é um vizinho que decide acompanhar Dom Quixote em suas aventuras cavalheirescas. Seu pragmatismo e gosto pelos pertences contrariam a qualidade de seu chefe, mas sua inocência e gentileza o fazem se dar bem com Dom Quixote. Ele é um personagem de lealdade: em Sancho, o amor sempre transcende os truques e golpes que ele às vezes inflige.

Esses contrastes em seu caráter explicam por que o personagem oscila em sua atitude: às vezes, guiado por sua credulidade e desejo de ganho material, ele se envolve na loucura de Dom Quixote; em outras, por causa do pragmatismo, tão apegado à realidade. A visão de vida da personagem não é o oposto de seu chefe; na verdade, é uma conexão entre o mundo de Dom Quixote e a realidade puramente física de personagens como o Duque, o Solteiro e o Barbeiro.

Assim como acontece com outros personagens da obra, Sancho continua a evoluir ao longo do romance. Seus processos mentais e contrastes fornecem verossimilhança à sua trajetória. Falando sobre ele, Dom Quixote disse: “Quando penso que ele vai fazer papel de bobo, ele aparece com uma atitude que o levará ao céu”.

Outros personagens de destaque no romance são:

Aldonza Lorenzo, camponesa de El Toboso, que a imaginação de Dom Quixote transformou em uma Dulcinéia idealizada, uma dama elegante.

Ginés de Pasamonte, escravo libertado por Quixote;

O padre e o barbeiro, através do engano da princesa Mikomicona, conseguem prender o protagonista e devolvê-lo à sua aldeia;

Os duques dão as boas-vindas a Dom Quixote e seus acompanhantes em sua terceira viagem;

Roque Guinart, o ladrão;

Dom Antônio Moreno, anfitrião do protagonista de Barcelona,

Sansão Carrasco, solteiro disfarçado de Cavaleiro da Lua Branca, manda Dom Quixote para casa para sempre.

Sabe o Porque muitos alunos procuram no Google por Comprar TCC?

Resumo do Livro Dom Quixote Conclusão

Com isso O livro de Miguel de Cervantes conta a história do povo espanhol e da Europa, retratando as aventuras de numerosos cavaleiros, sendo por isso considerado o último romance de cavalaria. Também critica a atitude da sociedade e como alguns de seus componentes alertaram o problema de Dom Quixote e trabalharam para tentar resolvê-lo.

Aprenda a fazer seu TCC.