Resumo do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis

Este post é um Resumo do livro Dom Casmurro, Bentinho (Bento Santiago) e Capitu (Maria Capitolina) são vizinhos desde a infância. Foi só na adolescência que perceberam que havia entre eles um sentimento diferente de pura amizade.

Capitu é forte de caráter, além de ser muito inteligente, enquanto Bentinho é mais frágil, muitas vezes indeciso, e apegado à vontade da mãe, tanto que está destinado a fazer estágio no seminário e depois a carreira de padre, por força de uma promessa de sua mãe (Dona Glória), Capitu, com muito tato, agiu para rescindir essa obrigação.

Os adultos se casam. Escobar, que é casado com Sancha, também é um personagem importante na história. O melhor amigo de Bento, sua amizade de adolescente, costuma visitar a casa de Bentinho e Capitu.

Escobar

Escobar morreu enquanto nadava no mar. Bento achou essa situação exagerada, considerando a intensa reação de dor que Capitu mostrou ao acordar. Essa situação fez com que ele suspeitasse que Capitu e Escobar tivessem um “caso”. Bentinho até começou a pensar que seu filho Ezequiel parecia muito com Escobar.

Essas suspeitas quase o levaram ao suicídio. O casamento chegou ao fim. Capitu e seu filho moravam na Europa, onde Capitu faleceu.

Bentinho não teve sucesso, tentando fugir da solidão e manter relações secretas com outras mulheres, mas tornou-se um verdadeiro solitário, fechando-se e ignorando o mundo ao máximo.

Esse comportamento originou o apelido de Casmuro, proposto por um menino. Na tentativa de aproveitar a cultura reconhecida de Bento Santiago, o menino leu seus poemas esperando críticas de Bento. Contudo, Bento Santiago, indiferente a tudo e a todos, ignorou.

Anos depois, Ezequiel voltou ao Brasil para visitar Bentinho, com quem teve uma conversa amigável, mas distante.

Publicado por Machado de Assis em 1899, Dom Casmurro é um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Narrado em primeira pessoa, assemelha-se às grandes obras da literatura mundial. A seguir, no Resumo do livro Dom Casmurro, é mostrado os principais personagens do livro.

Principais personagens – Resumo do livro Dom Casmurro

Bentinho (Bento Santiago): o narrador-personagem que descreve suas memórias, integrante da elite carioca do século XIX.

Capitu (Capitolina): grande amor de Bentinho, de família pobre, mas autodisciplinada e avançada.

Iniciando a apresentação dos personagens, temos Escobar, que se tornou o melhor amigo de Bentinho. A amizade entre eles começou quando estudaram juntos no seminário.

Em seguida, encontramos Dona Sancha, esposa de Escobar e ex-colega de classe de Capitu.

Além disso, temos Dona Glória, a mãe de Bentinho. Uma mãe devota e extremamente religiosa, ela ansiava que o filho se tornasse sacerdote para cumprir uma promessa.

José Dias é outra personagem importante. Ele é um agregado que se beneficia da generosidade de dona Glória. Apresenta-se como um médico e tem o hábito de agradar os proprietários com superlativos.

Ademais, Tio Cosme, irmão de dona Glória, também faz parte do cenário. Ele é viúvo e trabalha como advogado.

Prima Justina, parente de dona Glória, também é mencionada na história. De acordo com o narrador, ela é uma pessoa muito direta, que não tem papas na língua.

Pedro de Albuquerque Santiago, pai de Bentinho, é outra figura relevante, embora tenha morrido quando Bentinho ainda era muito pequeno.

Por fim, temos o Senhor Pádua e Dona Fortunata, os pais de Capitu. Eles enxergaram uma possibilidade de ascensão social no possível casamento da filha com Bentinho.

Ezequiel: Filho de Capitu, o narrador tem intensas dúvidas sobre sua paternidade porque o garoto é fisicamente idêntico a Escobar. No tópico a seguir do Resumo do livro Dom Casmurro, é realizada uma análise de Dom Casmurro.

Análise de Dom Casmurro – Resumo do livro Dom Casmurro

A obra consiste basicamente na história de um jovem que tenta unir duas metades de sua vida: a primeira, marcada pela busca do ideal de felicidade (um casamento feliz), e a segunda, marcada pelo esforço de recuperar a felicidade através de suas dúvidas e suspeitas.

Além disso, a obra se destaca por não apresentar um final definitivo: o leitor permanece sem saber se Capitu traiu o marido, ou se o excesso de ciúmes de Bentinho, evidente em muitos momentos da narrativa, o levou a acreditar na ideia de traição.

O romance é narrado em primeira pessoa por Bento. Essa opção permite que os autores retenham dúvidas sobre a fidelidade de Capitu na mente dos leitores.

Deve-se ressaltar, porém, que o tema principal de Dom Casmurro não é o adultério. Esse acontecimento, se aconteceu, foi secundário, até mesmo para o próprio Machado de Assis.

A traição ou não-traição de Capitu como meio de observação do autor diz respeito, ao menos em parte, às razões pessoais ou íntimas dos atos da pessoa.

Mais interessante e inteligente do que o adultério eventual nesta narrativa é a construção lenta e gradual da possibilidade de adultério na mente de Bentinho.

Dada a sua extraordinária complexidade psicológica, Capitu é uma das personagens mais bem retratadas da literatura mundial.

Além dela, também merece destaque José Dias, familiar da mãe de Bentinho, Dona Glória, por ser um personagem de estrutura interessante.

Por fim, Dom Casmurro é uma das melhores obras da literatura brasileira e mundial. Este é um romance original, mesmo que sejam todos flashbacks.

Nela, o talento de Machado de Assis atingiu o auge de sua capacidade técnica e inventiva.

Quer voltar para a Home deste site? Clique Aqui!

Quer conhecer um pouco mais desta obra? Clique Aqui!