RESUMO DO LIVRO CAPITÃES DE AREIA – JORGE AMADO

Resumo do Livro Capitães de Areia Jorge Amado em seu romance, “O Capitão da Areia”, os marginalizados do Brasil são fundamental e magistralmente documentados de uma forma que ninguém mais relatou.

Esta obra conta a história de delinquentes juvenis, crianças de fora do Brasil que vivem prematuramente nas ruas de Salvador.

Liderados pelo belo Pedro Bala, o líder da banda, sujos e famintos, os órfãos vagam pelas ruas da cidade, lutando pela sobrevivência: implorando por comida ou roubando-a. Esse é o capitão da areia.

RESUMO DO LIVRO CAPITÃES DE AREIA – JORGE AMADO

O livro está dividido em três partes. No entanto, RESUMO DO LIVRO CAPITÃES DE AREIA – JORGE AMADO, na frente deles está uma série de relatórios falsos explicando que os Capitães da Areia são um grupo de menores abandonados e marginalizados que aterrorizam Salvador. Os únicos parentes deles são o Padre José Pedro e uma Virgem. Os reformatórios são um antro de brutalidade, onde a polícia os persegue como se fossem menores de idade.

1ª Parte

A primeira parcela em si, “Sob o luar, em um antigo armazém abandonado” conta algumas histórias quase independentes sobre os principais capitães das Areias (o grupo era de quase cem, vivia em um armazém abandonado, mas tinha um líder).

O líder, Pedro Bala, com seus longos cabelos loiros e rosto cheio de cicatrizes, era como um pai para os filhos, apesar de ser tão jovem quanto os outros, e mais tarde foi descoberto que era filho de um dirigente sindicalista morto na greve;

Volta Seca, afilhado de Lampião, odiava as autoridades e queria ser cangaceiro;

A professora, que lê e pinta vorazmente, é genial, Gato, com seus jeitos travessos, conquista finalmente a prostituta Dalva;

Menino coxo e sem pernas, fingindo ser um órfão indefeso, age como um espião (em uma das casas que frequenta, é acolhido, mas mesmo assim trai a família, mesmo que não queira muito);

João Grande, “negro bom”, como o chamava Pedro Bala, segundo no comando;

Querido-de-Deus, um capoeirista, que era apenas amigo do grupo; e Pirulito, que tinha grande zelo religioso.

A primeira parte culmina em duas partes: quando os rapazes se envolvem no carrossel de Mambambe que vem à cidade, exercitando a adolescência; e quando a varíola atinge a cidade e acaba por matar um deles, ainda que José Padre Pedro se meta em sarilhos por tentando ajudá-los.

Resumo do Livro Capitães de Areia.

2ª Parte

Na segunda parte “Noite de Paz, Noite de Paz em Seus Olhos”, uma história de amor surge quando a menina Dora se torna a primeira “Capitã da Praia” e mesmo que inicialmente os meninos tentem levá-la à força, ela se torna como a mãe de todos. e irmã. (A homossexualidade é comum entre o grupo, mesmo que Pedro Bala tente a certa altura impedi-lo de continuar, e todos tendem a “atropelar negrinhas” na praia.)

Mas o professor e Pedro Bala se apaixonaram por ela, e Dora também se apaixonou por Pedro Bala. Quando as autoridades os prendem, Pedro e ela sofrem duras punições em um reformatório e um orfanato, respectivamente. Logo que são detidos, ela começa a roubar, assim como um dos meninos.

Muito mais fracos ao fugir, eles fazem amor pela primeira vez na praia, e ela morre, marcando o início do fim para os principais integrantes do grupo..

3ª Parte

A terceira parte “Canção da Bahia, Canção da Liberdade” mostra-nos a desintegração do líder.

  • Sem-Pernas se mata antes de ser capturado pela polícia que odeia;
  • Professor parte para o RJ para se tornar um pintor de sucesso, entristecido coma morte de Dora;
  • Gato se torna uma malandro de verdade, abandonando eventualmente sua amante Dalva, e passando por ilhéus;
  • Pirulito se torna frade;
  • Padre José Pedro finalmente consegue uma paróquia no interior, e vai para lá ajudar os desgarrados do rebanho do Sertão;
  • Volta Seca se torna um cangaceiro do grupo de Lampião e mata mais de 60 soldados antes de ser capturado e condenado;
  • João Grande torna-se marinheiro;
  • Querido-de-Deus continua sua vida de capoeirista e malandro.

Pedro Bala, cada vez mais fascinado pela história de seu pai sindicalista, começa a lidar com estivadores e, eventualmente, o capitão Sands ajuda na greve. Pedro Bala abriu mão da liderança do grupo, mas primeiro os transformou em uma espécie de grupo de choque. Assim, Pedro Barra deixou de ser o líder dos Capitães da Areia e passou a ser o líder da Revolução Comunista.

Conclusão do RESUMO DO LIVRO CAPITÃES DE AREIA – JORGE AMADO

Escrito na primeira fase da carreira de Jorge Amado, o livro Capitãs de Areia teve grande interesse social. As pessoas retratam constantemente as autoridades e o clero como opressores, cruéis e responsáveis pelo mal. O padre José Pedro é uma exceção, mas isso não diminui seu mérito; ele foi um trabalhador exemplar.

Capitão Sands são os heróicos “Robin Hoods” que tiram dos ricos e guardam para si (os pobres). As pessoas consideram o comunismo como algo bom, e o padre José Pedro mantém uma posição cética em relação à posição da Igreja sobre o assunto.No geral, as questões sociais predominam, mas as questões de sobrevivência dos meninos os tornam personagens únicos e corajosos, bravos capitães de areia de Salvador..

Faça o download do PDF do livro “CAPITÃES DE AREIA – JORGE AMADO”.

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/capitaes-da-areia-resumo-da-obra-de-jorge-amado/

https://www.todamateria.com.br/capitaes-de-areia/

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/capitaes-da-areia.htm

Vídeos Resumo de Livro – CAPITÃES DE AREIA – JORGE AMADO