RESUMO DO LIVRO Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll

Em o Resumo do livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, o título completo do livro é: As aventuras de Alice no País das Maravilhas, mas nós dois decidimos mantê-lo mais curto.

Publicado em 1865, o livro tornou-se um best-seller e tornou seu autor, Lewis Carroll (pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson), famoso em todo o mundo. Além de inspirar toda uma série de outros livros de gênero sem sentido…

A autora publicou outro livro infantil intitulado “Alice Através do Espelho e Suas Descobertas” em 27 de dezembro de 1871, como sequência das aventuras de Alice no País das Maravilhas.

Resumo do livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll

Portanto devido às insinuações, trocadilhos e piadas, frequentemente de natureza política, que o autor inseriu nas entrelinhas de sua obra, é difícil para os leitores contemporâneos determinarem exatamente a intenção por trás delas. Além disso, o humor britânico é conhecido por sua perspicácia e sutileza, o que pode tornar ainda mais desafiador compreender plenamente seu significado. Muitas dessas palavras e citações relacionadas ao contexto da época podem parecer sem sentido ou desprovidas de graça para nós, leitores de outra era e em uma cultura distinta.

Alice

Alice realmente existe. Seu nome significa qualidades nobres, descendência de sangue nobre. O autor “descobriu” Alice enquanto navegava no Tâmisa em 4 de julho de 1862, na companhia de seu amigo Robinson Duckworth e seus três filhos, as irmãs Liddell, Lorini, Edith e Alice Ruth, filha de Henry George Liddell, vice-chanceler da Oxford.

Já que estamos falando de uma história verídica, certos fatos são de conhecimento público e outros se limitam a personagens vivos, mas o que se sabe é o fato de que dois marmanjos desceram o rio em um barco em dúvida com três filhos. , sem a companhia dos seus responsáveis.

Acontece que Carol sempre foi muito amiga do pai da menina e sempre confiou em sua amizade tanto quanto ele confiava em sua família e formação religiosa. Isso formou uma relação de confiança na época.

O relacionamento chegou a um fim abrupto e ninguém sabia por quê. Carol era conhecida por pedir Alice em casamento quando ela tinha apenas dez anos, o que despertou a ira do pai da criança e exigiu que Carol desaparecesse de sua vida.

Vemos isso de forma diferente hoje em dia, principalmente por causa do que diz Carroll, que ama tanto as crianças, “desde que sejam meninas”. Muitos o acusaram de pedófilo porque seus relacionamentos com meninas geralmente são realizados com o consentimento de suas mães.

Carrol

Carroll costuma fotografar garotas seminuas ou às vezes totalmente nuas e nunca mostra nenhum interesse por mulheres adultas. Embora tivesse um grande acervo de fotografias nesse sentido, antes de sua morte tentou devolver todas elas aos seus respectivos modelos para não prejudicá-las no futuro.

No entanto, restam pouquíssimas fotos da época, apenas duas ou três, e o paradeiro exato delas é desconhecido.

Durante um passeio com as crianças, Alice improvisou uma história tão divertida que ela mesma solicitou aos roteiristas que a transformassem em um livro. Em 26 de novembro de 1864, o próprio Carroll entregou à menina a história intitulada “Alice Underground”, contendo cerca de 18.000 palavras.

Encorajado por amigos e mentores, o autor decidiu alterar sua intenção original. Ele acrescentou cenas e personagens com base no manuscrito original, resultando em um romance expandido para aproximadamente 35.000 palavras.

No dia 4 de julho de 1865, publicaram a primeira edição do livro, mas o ilustrador ficou insatisfeito com a qualidade da impressão. Ele afirmou que as ilustrações seriam danificadas e exigiu que recolhessem todos os livros. Em dezembro de 1865, reimprimiram o livro com reconhecida qualidade. O público recebeu o clássico de forma positiva, e as livrarias esgotaram todas as cópias assim que chegaram.

No final de sua era, o autor desfrutou de vendas de cerca de 180.000 clássicos.

Traduziram o livro para mais de 150 idiomas ao redor do mundo, e somente no Reino Unido lançaram mais de 100 edições. Curiosamente, aquela versão que retiraram devido às ilustrações ruins também teve destaque. Em 1998, um leilão arrematou uma cópia original dessa edição por US$ 1,5 milhão.

Faça o download do PDF do livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll

https://www.bonslivrosparaler.com.br/livros/resenhas/alice-no-pais-das-maravilhas/5347

https://www.maisquelivros.com/2021/10/resenha-alice-no-pais-das-maravilhas.html

Vídeos Resumo de Livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll