O NEGÓCIO DO SÉCULOXXI, DE ROBERT KIYOSAKI

Resumo do livro o negócio do séculoXXI, de Robert Kiyosaki – Sinopse: Robert Kiyosaki, o aclamado autor do best-seller Pai Rico, Pai Pobre, ensina aos leitores de O Negócio do Século XXI, como mudar sua mentalidade para ter sucesso e assumir o controle do destino de suas vidas.

Além disso, você será exposto a informações úteis para desenvolver as habilidades de liderança e escalabilidade de sua empresa, identificar os elementos necessários para selecionar uma organização de marketing multinível e descobrir o que precisa ser feito para começar.

A era atual está conturbada e, como resultado, não há estabilidade em nenhum setor do mercado. No passado, os pais costumavam dar conselhos úteis aos filhos, como: “Para ter sucesso, você deve estudar muito, tirar boas notas, entrar em uma boa universidade, encontrar um emprego promissor etc.” A era industrial passou e atualmente não há mais garantias.

O lado positivo – O NEGÓCIO DO SÉCULOXXI

Apesar da retração econômica, há um lado positivo: na prática, estamos vivendo o melhor momento para o surgimento de novas oportunidades de negócios. Afinal, a história está cheia de exemplos de grandes organizações surgindo em recessões.

Onde você vive? – O NEGÓCIO DO SÉCULOXXI

Todas as pessoas com renda podem estar associadas a um dos quatro quadrantes elaborados pelos autores. O chamado “quadrante cashflow ” inclui as diferentes maneiras pelas quais uma pessoa pode gerar renda para si mesma.

Nesse sentido, Kyosaki criou diferentes categorias: E, A, D e I, que significam: empregados; autônomos ou pequenos empresários; empresários e investidores.

A maioria das pessoas se enquadra na categoria “E”, ou seja, inicia a carreira com uma ocupação específica e permanece nela até a aposentadoria.

Aqueles que pertencem à categoria “A”, mais ousados, podem se tornar donos de seus próprios negócios, porém, não são livres porque o negócio depende diretamente de seus esforços: sem emprego, sem renda.

Indivíduos “D” criam grandes organizações e seus negócios têm pouca ou nenhuma intervenção direta deles.

A última categoria, “I”, é privilégio de poucos e refere-se àqueles que gozam de total liberdade financeira e podem usar seu tempo como bem entenderem. São os verdadeiros ricos, ou seja, os investidores!

Valores financeiros essenciais – O NEGÓCIO DO SÉCULOXXI

De fato, nenhuma categoria ou quadrante desenvolvida pelo autor tem garantia de sucesso. Existem indivíduos bem-sucedidos e malsucedidos entre eles.

Em outras palavras, o fato de uma pessoa ter um salário não implica um obstáculo absoluto ao estabelecimento de sua riqueza. O que realmente importa é como você gera sua renda principal.

Quem pertence à categoria “E”, busca estabilidade e segurança. Por outro lado, as pessoas da categoria “A” buscam a independência e querem ser seu “próprio chefe”.

As pessoas da categoria “D” querem construir algo extraordinário e grandioso e, para isso, buscam parceiros e colaboradores que possam ajudá-las nessa jornada.

Por fim, e mais importante, as pessoas que atingem a categoria “I” desejam liberdade financeira e, como tal, estão sempre preocupadas em obter o melhor retorno para cada um de seus investimentos.

A mente de um empreendedor – O NEGÓCIO DO SÉCULOXXI

Muitas pessoas acreditam que, para ser empreendedor, é preciso ter nascido com algum tipo de gene especial. No entanto, é perfeitamente possível desenvolver as habilidades e competências para ter sucesso no mundo corporativo.

Na verdade, neste momento, você pode atuar em determinados modelos de negócios e mercados, como o marketing na internet, mesmo sem nenhuma experiência anterior. Tudo que você precisa fazer é seguir em frente e agir.

É hora de assumir o controle! – O NEGÓCIO DO SÉCULOXXI

Você não fica rico trabalhando duro! Ainda existem pessoas que trabalham duro dia e noite e ainda não ficam ricas.

Para sair da categoria “E” ou “A” e entrar na categoria “D”, você deve assumir o controle e construir um negócio lucrativo que gere renda residual ao longo do tempo. A renda passiva fará com que você ganhe dinheiro: não apenas agora, mas ao longo de sua vida.

Nesse caso, um modelo de franquia pode ser viável para você começar a gerar renda passiva. No entanto, Kiyosaki alerta que investir em uma boa franquia pode custar de 100 mil a 1,5 milhão de dólares.

Nesse ponto, o autor propõe o Marketing na Internet: um modelo de negócios que exige baixo investimento inicial e mensalidades. Além disso, você não precisa ter muito estoque, funcionários ou chefes. Esses são alguns dos motivos pelos quais ele afirma com veemência que o marketing de rede é o negócio do século XXI.

Minha experiência – O NEGÓCIO DO SÉCULOXXI

Ao apresentar aos leitores sua experiência, o autor ressalta que nunca trabalhou com marketing na Internet, não promove nenhuma organização em particular e não está envolvido em nenhum negócio multinível.

Seu primeiro contato com o marketing de rede ocorreu em 1975. Naquela oportunidade, ele se concentrou em outros projetos e não aproveitou a oportunidade. Kiyosaki revelou que continua focado em seus objetivos e alcançou o que queria em sua carreira.

No entanto, depois de alguns anos, ele percebeu que ajudar as pessoas a enriquecer era mais importante do que ficar rico. Nos anos seguintes, ele continuou a ouvir coisas positivas e negativas sobre o assunto.

Em 1990, decidiu analisar o modelo e, em 1994, entrou no setor, aprendeu muito e abordou alguns líderes e grandes empresas para entender melhor como funciona o negócio.

Vinte anos depois, ele concluiu que em 1975 ele era de mente fechada: após uma avaliação e estudo minuciosos da disciplina, sua visão havia mudado completamente.

Não é sobre renda: é sobre os ativos que geram renda

Você precisa entender a diferença entre passivos e ativos. Por exemplo, sua casa é um passivo, ou seja, não lhe trará nenhuma renda. Apesar de valer, digamos, 300 mil reais, o imóvel não é alugado ou vendido, mas ainda não gera nenhuma renda.

É por isso que o autor dá tanta ênfase ao marketing de rede, porque é uma oportunidade de gerar renda residual, ou seja, possuir um ativo.

Em suma, se algo rende dinheiro para você, deve ser considerado um ativo. Por outro lado, se algo suga seu dinheiro, deve ser visto como um passivo. Conselho de marketing na Internet é criar um negócio gerador de renda passiva.

Isso deve ser feito por meio de uma rede de consultores que atuam de forma independente para gerar renda passiva para você, vendendo/consumindo produtos que geram renda para a organização. Desde que você criou esse mercado, você naturalmente deve receber comissões dessas transações.

Educação do mundo empresarial real

Os indivíduos que buscam o sucesso financeiro devem receber três tipos diferentes de educação: financeira, profissional e acadêmica. Nesse sentido, o Marketing na Internet é uma verdadeira escola, desenvolvendo habilidades e ensinando as pessoas:

  • assumir uma postura de sucesso;
  • vestir-se adequadamente;
  • Superar a dúvida, o medo (incluindo a rejeição) e a falta de confiança em si mesmo;
  • ampliar suas habilidades no trato com o público em termos de gestão do tempo;
  • determine uma meta;
  • implementar uma gestão financeira eficaz;
  • Desenvolver competências e habilidades para identificar boas oportunidades de investimento, etc.

O autor também aponta que um bom preparo de marketing multinível investe em treinamento e capacitação de seus distribuidores/consultores independentes com materiais que ajudam as pessoas a desenvolverem as habilidades necessárias para serem bem-sucedidas.

Um caminho lucrativo para o desenvolvimento pessoal

Todos nós temos um perdedor e um vencedor dentro de nós. O marketing multinível nos ensina a enfrentar nossos desafios e medos, encontrar nosso propósito e revelar os vencedores que vivem em nossos corações.

É um excelente modelo de negócios, e muitas pessoas estão desesperadas pelo seu sucesso, o que o encoraja e lhe dá confiança para continuar crescendo.

Um círculo de amigos que compartilham seus sonhos e valores

No marketing multinível, você estará cercado por pessoas positivas e prósperas que decidem viver uma vida consciente e torcer pelo sucesso dos outros. Em suma, são indivíduos que vão na mesma direção e compartilham valores semelhantes aos seus.

O poder da sua própria rede

A empresa que Thomas Edison fundou faria dele um verdadeiro multimilionário. No entanto, o que torna sua empresa tão inovadora não era o produto revolucionário que ofereceu ao público, as próprias lâmpadas, mas o complexo sistema de fiação e estações de transmissão que as acendiam: é a rede!

É por isso que o nosso autor argumenta que os verdadeiramente ricos são aqueles que constroem redes. Outros estão apenas à procura de trabalho. Muitas pessoas ainda ignoram ou desconhecem o valor do marketing multinível, mas não há como negar que vivemos na era da Internet. Quem puder aproveitar essas oportunidades terá excelentes resultados!

Um negócio duplicável, totalmente escalável

Um dos elementos mais interessantes do marketing multinível é que ele é completamente escalável e replicável. Assim, você pode escalar seus negócios sem se deparar com vendas, produção, restrições de tempo etc.

Neste modelo de negócios do século XXI, seu papel é apresentar, convidar, treinar e acompanhar as pessoas. Em suma, você se torna o mensageiro, não a mensagem. Como isso pode ser feito em escala, é mais fácil replicar o negócio.

Habilidades incomparáveis de liderança

O marketing multinível desenvolve as fortes habilidades e competências de liderança das pessoas, como a arte de contar histórias e falar em público. Na verdade, através do marketing na Internet, as habilidades de falar em público são totalmente desenvolvidas. Repetição, treinamento e capacitação fazem grandes líderes surgirem espontaneamente no campo.

A verdadeira riqueza

Há uma diferença importante entre ter riqueza e ter dinheiro. Qualquer pessoa com um bom emprego e um bom salário pode acumular uma certa quantia de dinheiro em sua conta corrente ao longo do tempo. Isso é ter dinheiro.

No entanto, ter riqueza significa poder se aposentar mais cedo do que a maioria e fazer investimentos lucrativos para que os ativos e os juros possam comprar os luxos que você deseja, como uma casa grande e um carro novo. Isso é ter riqueza.

Os grandes sonhos e a capacidade de vivenciá-los

No marketing multinível, seus sonhos encontram a motivação necessária para se tornarem realidade porque você lida com eles de forma concreta e percebe que é possível alcançar o que deseja.

Existem cinco tipos de sonhadores: aqueles que vivem no passado; aqueles que têm sonhos e objetivos pequenos; aqueles que alcançam seus objetivos e começam a ficar entediados; aqueles que sonham grande, mas não têm planos e não conseguem nada; aqueles que sonham grande e conseguem seus próprios objetivos e permanecem sonhando mais alto.

Um negócio em que as mulheres se destacam

Os autores relatam que, nos Estados Unidos, 88% dos 15 milhões de pessoas envolvidas no marketing multinível são mulheres. Kiyosaki disse que nesse modelo de negócio, as mulheres ganham autonomia e não precisam depender dos maridos.

No marketing multinível, todos têm acesso ao mesmo produto e sistema de remuneração. Isso significa que as mulheres podem ganhar tanto ou mais que os homens porque não há discriminação de nenhum tipo, fato que infelizmente ainda existe nos mercados de trabalho tradicionais.

Com tantos pontos positivos, as mulheres se empoderam e veem um futuro cheio de oportunidades, o que ajuda a aumentar sua autoestima.

Além de ser uma poderosa opção de renda extra, o marketing multinível também permite que as mulheres construam sua riqueza e assim alcancem a liberdade financeira.

Escolha com sabedoria

Depois de decidir entrar no marketing multinível é hora de escolher uma empresa respeitável e séria. Lembre-se que o produto em si não é o fator mais importante a ser considerado: você deve fazer sua pesquisa para ver se a organização em questão possui um sistema de qualificação e treinamento para seus distribuidores/consultores.

Você também deve verificar quem são os profissionais por trás do negócio e se a empresa oferece produtos de qualidade e verdadeiramente comercializáveis.

O que é preciso – O NEGÓCIO DO SÉCULOXXI

Para usar o marketing multinível, você não precisa ter um diploma ou um certo nível de educação. Além disso, você não precisa ser um vendedor ou deixar seu emprego atual.

Você não precisa pedir dinheiro emprestado, não precisa ser rico e não precisa ser um gênio em números ou negociações. Tudo o que você precisa fazer é ter uma atitude, ser honesto consigo mesmo e perceber que um empreendimento leva tempo para ser construído. Então, você tem que ser persistente, paciente e manter o foco.

Resumo final

O marketing na internet, ou marketing multinível, é uma oportunidade verdadeiramente democrática porque, na verdade, é uma forma de as pessoas se tornarem protagonistas de seu próprio destino em vez de se arrependerem e simplesmente aceitarem seu modo de vida.

Além disso, o marketing na internet é um modelo de negócio ideal para quem gosta de ajudar os outros. Afinal, quanto mais você contribuir para o sucesso dos outros, melhores e maiores serão seus próprios resultados.

https://pocketbook4you.com/pt/read/business-of-the-21-century

Resumo de livros – O negócio do século XXI, de Robert Kiyosaki

Resumo do livro – Como organizar sua vida financeira