ME POUPE DE NATHALIA ARCURI

Me poupe de Nathalia Arcuri – Sinopse: Me Poupe é escrito por Nathália Arcuri, a maior Youtuber financeira do Brasil. Para tanto, além disso seu canal, que leva o mesmo nome do livro, é considerado o maior canal do mundo sobre o assunto. Entretanto em seu conteúdo diário, Nathália fala sobre dinheiro, impostos, investimentos, dívidas, poupança, financiamentos e diversos outros assuntos relacionados a finanças. Além disso o conteúdo do livro reforça o propósito de seu canal no YouTube e traz dez dicas para economizar mesmo com uma renda pequena, como economizar no dia a dia, quais são os melhores investimentos e muito mais.

Segundo Nathália, economizar não é acumular muito dinheiro, mas sim realizar seus sonhos e, para isso, é preciso ter foco e estabelecer prioridades em nome de um propósito maior.

Resumo Inicial (Resumo do livro Me poupe de Nathalia Arcuri)

No Resumo do livro Me poupe de Nathalia Arcuri, a autora do livro “Me Poupe” é Nathalia Arcuri, a maior Youtuber financeira do Brasil. Além disso seu canal, que leva o mesmo nome do livro, é considerado o maior canal do mundo sobre o assunto. Portanto em seu conteúdo diário, Nathália fala sobre dinheiro, impostos, investimentos, dívidas, poupança, financiamentos e diversos outros assuntos relacionados a finanças.

Portanto o conteúdo do livro reforça o propósito de seu canal no YouTube e traz dez dicas para economizar mesmo com uma renda pequena, como economizar no dia a dia, quais são os melhores investimentos e muito mais.

Segundo Nathália, economizar não é acumular muito dinheiro, mas sim realizar seus sonhos e, para isso, é preciso ter foco e estabelecer prioridades em nome de um propósito maior.

Sobre a autora

Nathália Arcuri é uma jornalista e Youtuber brasileira. Criadora do canal Me Poupe! É o primeiro na área de entretenimento financeiro e é atualmente o maior canal financeiro do mundo. Seu livro está na lista dos mais vendidos desde o seu lançamento.

Domine seu dinheiro

Independentemente de sua identidade, idade, local de residência ou nível de renda, é crucial aprender a gerenciar seu dinheiro de forma eficiente. Segundo a autora, além disso algumas pessoas sofrem de “dinheirofobia”, um vírus que causa sintomas aparentemente inócuos, como ter vergonha de pedir desconto, achar feio falar sobre dinheiro e dividir despesas, ter medo de pedir aumento de salário, pensar que os ricos são maus e os pobres são bons, garantir que os investimentos sejam para os ricos e até mesmo confiar em Deus para ajudar aqueles que dão parte disso. Confira alguns passos de Nathalia Arcuri para economizar e ter sucesso financeiro:

Passo 1: fale sobre dinheiro antes do dinheiro faltar (e ele não vai faltar)

No Resumo do livro Me poupe de Nathalia Arcuri, Quando a renda é baixa, a pessoa fala o tempo todo, sem problemas. Mas a partir do momento em que começou a ganhar um pouco mais, o dinheiro deixou de ser uma questão e esse homem mantem a informação em segredo, ou pior, em segredo perverso.

Entretanto não tenha medo de falar sobre sua renda pessoal. Responda às seguintes perguntas sobre sua vida financeira:

  • Qual é a sua renda estimada para este ano?
  • Quanto você ganhou no ano passado?
  • Quanto você espera ganhar no próximo ano?

De acordo com a autora, o vírus da “dinheirofobia” se instala pela primeira vez na infância, manifesta-se na maioria dos casos na adolescência, e os primeiros sintomas aparecem na fase adulta do indivíduo e muitas vezes coincidem com o primeiro emprego. Sem saber o que fazer com o dinheiro, a pessoa passa a esbanjá-lo e se recusa a procurar ajuda especializada.

Além disso a sugestão da autora para o tratamento dessa doença é falar mais sobre o dinheiro no seu dia a dia. Para tanto fale sobre seus planos, desejos e até dificuldades de forma positiva. Além disso procure ajuda de pessoas que sabem mais do que você, leia sobre assuntos relacionados e pergunte a outras pessoas como elas lidam com problemas financeiros. Somente fale sobre dinheiro.

Passo 2: tenha objetivos claros

Além disso ter um objetivo claro facilita, racionaliza e motiva a economia. A autora destaca a importância de estabelecer metas reais, importantes e razoáveis:

  1. Clareza de Objetivos: É crucial ter clareza sobre o que se deseja alcançar. Liste suas metas e desenvolva estratégias para atingi-las.
  2. Os Quatro F’s da Riqueza:
    • Real: O desejo deve ser genuíno, nascendo de uma vontade própria, não influenciada por fatores externos.
    • Importante: A meta deve ter um impacto significativo em sua vida.
    • Razoável: Deve ser uma escolha consciente, não uma reação impulsiva ou desejo passageiro. As metas razoáveis são aquelas que se alinham com sua vida e valores.
  3. F1 – Foco: Ter um alvo claro. Saber onde quer chegar é essencial para o sucesso.
  4. F2 – Fé: Não se trata de religião, mas de acreditar no seu potencial e na sua capacidade de realizar seus planos.
  5. F3 – Força: Mantenha determinação diante das adversidades e críticas. É essencial ter coragem para enfrentar riscos e desafios.
  6. F4 – Foda-se: Utilize este princípio para se libertar de negatividades e críticas que tentam diminuir seu potencial ou vontade. Use-o como um mantra motivacional.

Além disso a soma desses quatro F’s ajuda a evitar um quinto F, a frustração. Eles são fundamentais para estabelecer prioridades e planejar sua vida financeira e pessoal de forma eficaz e satisfatória.

Os cinco Q’s do consumo consciente

  • O que você quer? Objeto/atividade
  • Para que? Propósito, geralmente de acordo com seus valores
  • Quando? Você se dá prazos para consertar as coisas
  • Quantos? O preço atual do item desejado e o valor que precisa ser economizado a cada mês para atingir a meta.
  • Quem vai pagar? De que bolso sairá o dinheiro?
  • Um exemplo para entender melhor: eu quero comprar um apartamento (para quê) porque ter um imóvel próprio me dará uma sensação de segurança (para quê). Custa cerca de 150.000 (quanto) e o dinheiro vai sair do meu bolso (quem) através de uma poupança e investimentos rentáveis para os próximos cinco anos (quando).

Passo 3: cuide do autoconhecimento

Trabalhe para entender o que você realmente deseja, qual é o seu propósito e o que o motiva a seguir em frente e alcançar seus objetivos. Ademais dê uma olhada em sua vida financeira e descubra três coisas:

  • Quanto dinheiro tem no bolso,
  • Quanto sai do seu bolso
  • Quantidade trabalhando para você

Contudo Após encontrar isso, preencha as informações:

  • Quanto dinheiro eu ganho?
  • Fonte de renda
  • Constância
  • Valor
  • Descontos
  • Total
  • Média mensal total

Ao fazer isso, considere não o seu salário bruto, mas o que sobra após todos os descontos. Se você trabalha por conta própria e tem renda mensal variável, faça a média dos últimos três meses. Ademais além disso depois disso vem a pior parte, que é saber quanto você está gastando. Anote todas as suas despesas no papel, incluindo parcelas e dívidas, se houver. Além disso comida em casa, comida fora, aluguel, higiene, carros (financiamento, combustível, consertos, seguros, impostos), aulas, escola, lazer, presentes, roupas, saúde, supermercados.

Após essa etapa inicial, você determina quanto dinheiro será suficiente para atender às suas necessidades. Além disso refere-se àquelas reservas bem investidas, seja em fundos seguros e rentáveis ou em tesouro direto. A autora enfatiza que toda meta financeira deve estar alinhada com o programa SMART, que é um acrônimo em inglês representando cinco critérios essenciais.

  • S de specific: específico, de acordo com o que você verdadeiramente anseia.
  • M de measurable: mensurável. Você precisa ter uma medida para saber se realmente está atingindo suas metas e quando ainda precisa atingi-las.
  • A de achivable: atingível. As metas precisam ser ousadas, mas devem ser possíveis.
  • R de relevant: relevante. Você precisa ter muito claro por que essa meta é importante para você, não para seu pai, mãe ou namorado.
  • T de time-bound: prazo. Todo objetivo que se preze tem tempo para ser alcançado.

Passo 4: dinheiro não aceita desaforo. Não desperdice o que você suou tanto para ganhar!

Ficar pensando em dinheiro o tempo todo não vai te enlouquecer, mas vai te fazer pensar melhor antes de abrir a carteira para gastar aqueles dez reais que você achou que não ia perder. O fato de você se importar com dinheiro não faz de você uma pessoa má.

contudo Você trabalha, ganhar dinheiro não é fácil. Usou esse dinheiro para comprar coisas que queria e precisava. Uma vez que o dinheiro entra em sua vida, você esquece de onde veio e o quanto trabalhou para obtê-lo.

Valorize o dinheiro suado que você ganha todos os dias. Descobrir atividades que lhe dão muito prazer é uma das chaves para ganhar dinheiro. É assim que a riqueza flui: quando fazemos algo que amamos, trabalhamos mais naquela atividade sem nem percebermos que estamos fazendo.

Passo 5: me poupe, se poupe, poupe (Resumo do livro Me poupe de Nathalia Arcuri)

Para gerir melhor seu dinheiro, é útil atribuir “selos” a cada despesa, identificando o destino do seu dinheiro. Além disso estes selos podem incluir itens como academia, compras impulsivas, comida, aluguel, aposentadoria, diversão noturna, apartamento, cigarros, educação, carro, impostos, mensalidades, consertos domésticos, lazer, contas de serviços como luz, gás, internet e telefone, e roupas. Ao fazer essa lista, você percebe que é impossível cobrir todas as despesas com o dinheiro disponível, não por ser muito dinheiro, mas por haver muitos gastos diferentes.

Considerando a expectativa de vida em ascensão no Brasil, que passou de 54 anos em 1960 para mais de 75 hoje, economizar torna-se essencial.
Além disso, os dados sugerem que a probabilidade de morrer jovem é baixa, e a aposentadoria provida pelo estado dificilmente atenderá às necessidades futuras, particularmente considerando as alterações demográficas antecipadas para 2050.

Além disso Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia, destaca que nosso cérebro lida com dinheiro de duas maneiras: uma rápida e emocional, e outra lenta e racional. Baseando-se nisso, portanto Nathália Arcuri desenvolveu o método “Custo 100” para ajudar a avaliar os gastos. Além disso para calcular, divida seu salário mensal (com descontos) pelo número de horas trabalhadas por mês, obtendo o valor ganho por hora. Em seguida, divida 100 pelo valor por hora para saber quantas horas são necessárias para ganhar R$ 100. Esse cálculo ajuda a pensar duas vezes antes de gastar, pois você percebe o esforço em horas de trabalho que cada compra exige.

Portanto, essa abordagem racional de gerenciamento financeiro facilita a priorização de despesas importantes e a evitação de gastos desnecessários, resultando, assim, em uma melhor saúde financeira a longo prazo.

Hábitos para economizar (Resumo do livro Me poupe de Nathalia Arcuri)

Poupar não significa apenas evitar gastos, mas sim usar o dinheiro de forma mais inteligente e economizar ao máximo. A autora sugere várias dicas para reduzir despesas diárias, adaptáveis a diferentes situações, incluindo as seguintes:

  1. Estacionar o carro na rua, evitando custos com estacionamentos pagos, especialmente nas grandes cidades.
  2. Fazer pesquisa aprofundada antes de qualquer compra.
  3. Sempre pedir desconto nas compras.
  4. Revisar as contas semanalmente para identificar despesas desnecessárias.
  5. Lembrar da senha do banco online para monitorar o saldo regularmente.
  6. Usar cartão de crédito com programa de milhagem e aproveitar as milhas acumuladas.
  7. Planejar compras em datas comemorativas com antecedência.
  8. Pedir nota fiscal e fornecer CPF para concorrer a prêmios e obter descontos em impostos no Brasil.
  9. Dar banho no cachorro em casa.
  10. Comprar produtos como óculos de sol, relógios e perfumes fora do Brasil, onde os impostos são menores.
  11. Fazer compras em mercados populares e adquirir frutas e verduras em feiras.
  12. Moderar o uso do acelerador para economizar combustível e evitar multas.
  13. Manter um estilo de vida saudável para reduzir despesas com saúde.
  14. Reclamar quando o preço no caixa for diferente do preço na prateleira.
  15. Preferir cozinhar em casa em vez de comer fora.
  16. Apagar as luzes ao sair de um ambiente.
  17. Fazer compras com uma lista e manter-se fiel a ela.
  18. Optar por viagens fora de temporada, que são mais econômicas.
  19. Além disso conhecer seus direitos, como em situações de atraso de voo ou pagamento de taxa de serviço em restaurantes.

Além disso essas dicas ajudam a gerenciar melhor o orçamento e evitar gastos desnecessários.

Resumo Final (Resumo do livro Me poupe de Nathalia Arcuri)

A especialista em finanças Nathália Arcuri dá algumas dicas de como economizar em seu livro. Apresentadas em linguagem acessível, essas dicas simples vão fazer qualquer um querer começar a pensar no futuro e economizar em pouco tempo. Além disso, a autora explica como funciona a composição e o investimento no Tesouro Direto.

Ajuda com trabalhos Academico.

Resumo Livro como organizar sua vida financeira

Resumo de livros – Me poupe, de Nathalia Arcuri