Resumo do livro O homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason
O trabalho atual rapidamente se estabeleceu como um clássico instantâneo. Dessa forma, ao compartilhar orientações valiosas com os leitores sobre como aumentar a renda e resolver problemas financeiros, ‘O Homem Mais Rico da Babilônia’ alcançou rapidamente a marca impressionante de 2 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
Nosso autor, George Clason, buscou nos antigos babilônios as chaves para o sucesso financeiro.
Em seguida, a cultura responsável por construir a cidade mais próspera e rica de todo o mundo antigo fornecerá diretamente a você soluções atuais eficazes e surpreendentes para desenvolver suas próprias habilidades para se tornar cada vez mais capaz e consciente do próprio mérito; evitar déficits de recursos; ser exemplar em cumprindo compromissos; não desperdiçar dinheiro na era das “vacas gordas”; adquira informações e novos conhecimentos em vez de constantemente, a todo custo, apenas querer obter lucros; para você e para os seus O futuro da família proporciona um alto nível de renda. Se você considera que essas soluções podem ajudá-lo a trilhar um caminho de riqueza e, sobretudo, sabedoria, leia até o final. Você se surpreenderá!
GESTÃO DO DINHEIRO – O HOMEM MAIS RICO DA BABILÔNIA
ESTUDO
- Coloque pelo menos 10% de todos os rendimentos que você ganha em um futuro fundo de investimento;
- Aprenda a viver com 90% ou menos da renda bruta;
- Invista os recursos acumulados em projetos que proporcionem uma renda segura e estável, aproveitando os juros compostos;
- Invista apenas em áreas onde você tenha experiência ou possa buscar ajuda e orientação de pessoas confiáveis e experientes;
- compre a casa onde mora para não perder dinheiro com aluguel novamente;
- ter um plano de seguro realista;
- Continue sempre trabalhando de diferentes formas e meios para aumentar sua renda.
O HOMEM QUE DESEJAVA OURO – O HOMEM MAIS RICO DA BABILÔNIA
Embora a maioria das pessoas reconheça que o dinheiro “não é tudo” e que algumas coisas “não podem comprar”, também é fato que o dinheiro é uma medida de sucesso. Nessa perspectiva, a riqueza é um indicador de avaliação pelo qual as pessoas são comparadas entre si.
O dinheiro só representa sucesso se proporcionar liberdade de ação. Contudo, é importante lembrar que não deve ser considerado um fim em si mesmo. Assim, com capital suficiente, torna-se possível desfrutar dos melhores produtos, bens e serviços que o mundo tem a oferecer.
Muitas pessoas já adotaram a crença de que o dinheiro possui uma quase natureza mágica, capaz de afastá-los como uma praga. Contudo além disso, esta percepção, por sua vez, é fundamentada em suas experiências pessoais, que frequentemente evidenciam a escassez na vida e o desafio constante de pagar as contas.
Se o seu objetivo é ganhar muito dinheiro, é aconselhável que, inicialmente, você reduza o tempo gasto lamentando sua má sorte em campo. Em vez disso, direcione mais atenção e esforços para se concentrar nos métodos eficazes de aquisição de capital.
Curiosamente, com o tempo, sempre haverá alguém que tenha mais dinheiro do que todos os outros. Você acha que é apenas sorte, ou existe uma lei que torna isso possível?
Quem aceita a sorte como fator determinante tem as mesmas chances que todos os outros, por exemplo, ganhar na loteria ao longo da vida. No entanto, confiar na sorte e não no esforço em si significa aceitar que você não pode mudar seu destino.
Uma abordagem melhor é acreditar que o dinheiro pode ser atraído e governado pelas leis e princípios promulgados anteriormente. Tomando essa postura, o próximo passo é se concentrar em aprender e aplicar essas mesmas leis para recompensas merecidas.
O HOMEM MAIS RICO DA BABILÔNIA
Como mencionado anteriormente, o princípio-chave por trás de qualquer programa voltado para a criação de riqueza é reter pelo menos 10% da renda. Para acumular riqueza e usá-la com sabedoria, tempo e estudo são essenciais.
TEMPO
Na verdade, todos nós temos muito tempo, mas poucos o investem para enriquecer. Em vez de procurar maneiras construtivas e úteis de usar os recursos do tempo, muitas pessoas enriquecem suas vidas com atividades que simplesmente as ajudam a passar o tempo.
ESTUDO
Para quem procura construir riqueza, existem duas formas de aprendizado que são muito úteis: aprender assuntos específicos; aprender sobre alguns tópicos que não são conhecidos.
Existem vários princípios básicos que se aplicam à aquisição de riqueza, incluindo viver com menos do que a renda e buscar o conselho de um terceiro verdadeiramente competente e experiente.
A maioria das pessoas trabalha apenas para sobreviver. Eles se sentem bem quando chegam ao final do mês e conseguem pagar todas as suas obrigações e dívidas. No entanto, é como “secar gelo”.
A verdadeira mudança acontece quando os indivíduos se comprometem a pagar suas próprias contas mensais antes de todos os outros. Pode ser muito, ou pouco, desde que seja pelo menos um décimo de sua renda mensal.
O padrão comportamental atual é gastar todo o dinheiro disponível. Portanto, se uma pessoa paga primeiro e depois vive dos recursos restantes, seu estilo de vida se ajustará naturalmente.
ESTUDO PARTE 2
Se você fizer isso, por um curto período de tempo você nem perceberá que seu padrão de vida é muito mais baixo. No entanto, suas reservas de capital aumentarão gradualmente. Isso cria um enorme sentimento de orgulho, autocontrole e progresso que vem da construção de um plano de poupança regular.
Durante sua vida, muito dinheiro passará por suas mãos. Se você mantiver apenas uma pequena fração desses valores, poderá ter recursos significativos ao longo do tempo.
Além disso, é altamente recomendável procurar o conselho de alguém que seja capaz, em vez de confiar apenas em sua própria experiência. Uma vez que o capital começa a se acumular, surgem inúmeras oportunidades de investimento.
Na verdade, alguns deles serão benéficos, enquanto outros nada mais são do que armadilhas perigosas que podem drenar os recursos que você trabalhou tanto para manter para si mesmo.
Ao considerar qualquer conselho de investimento, o principal fator é verificar o histórico da pessoa que está fazendo ou aconselhando você. Pergunte a si mesmo: eles têm experiência real nessa área de negócios ou, pelo contrário, estão apenas procurando alguém para financiar sua ideia?
SETE SOLUÇÕES PARA A FALTA DE DINHEIRO
A partir de agora, siga as soluções propostas por Clason para evitar a falta de dinheiro e remover esse fantasma sombrio de sua vida de uma vez por todas:
- Comece a aumentar seu dinheiro: para cada 10 moedas que você ganhar, gaste apenas 9. Você verá como sua carteira começará a encher rapidamente;
- Controle suas despesas: Se nada for feito, o que chamamos de despesas obrigatórias crescerá proporcionalmente à nossa receita. Portanto, não confunda suas vontades com suas necessidades;
- Aumente sua renda: faça seu dinheiro trabalhar para você, depois para seus filhos e netos. Ao investir, procure empréstimos atrativos e oportunidades sólidas;
- Proteja sua riqueza contra perdas: quando temos muito dinheiro, naturalmente tendemos a investir em qualquer projeto que pareça promissor. Cuidado: os românticos ficam ricos rapidamente, não é verdade.
- Faça da sua casa um investimento lucrativo: se você tem casa própria, tem liberdade para investir seus recursos financeiros em outras áreas;
- Renda Futura Garantida: Planeje investimentos para garantir que sua família tenha uma velhice tranquila e próspera. Para isso, comprar um imóvel é uma boa opção;
- Melhore sua capacidade de ganhar mais: aproveite todas as oportunidades de treinamento e aprenda o máximo possível. Lembre-se, quanto mais conhecimento você adquirir, melhor será capaz de identificar possibilidades e novos caminhos de enriquecimento.
AS CINCO LEIS DE OURO
O autor compartilha conosco todas as suas pesquisas e cursos sobre a cultura babilônica, destilando cinco leis fundamentais que determinam o sucesso da riqueza:
- As pessoas que reservam um décimo de sua renda para o futuro de sua família têm acesso fácil a mais ouro: obviamente, o valor reservado deve ser investido com sabedoria e não desperdiçado.
- Outros trabalharão com rapidez e diligência para quem encontrar um uso produtivo para ele: o dinheiro pode ser comparado a um trabalhador enérgico, pois está pronto para se reproduzir sempre que surgir a oportunidade.
- O ouro é guardado pelos ajuizados que valorizam as opiniões dos sábios: como todas as outras forças da natureza, seu tesouro procurará mantê-lo em seu lugar mais seguro;
- O ouro foge daqueles que fazem empreendimento ousados e desconhecidos despreparados para investir: o caminho para a riqueza é antigo e, portanto, tem sabedoria antiga. Assim, expor sua riqueza a preconceitos e modismos imprudentes é a melhor maneira de drenar sua energia rapidamente;
- O ouro foge daqueles que forçam lucros impossíveis sobre seus recursos e seguem os conselhos tentadores de charlatães e impostores: o senso de riqueza é lógico e perfeitamente racional, então a riqueza longe daqueles que se permitem se entregar a aventuras de fantasia.
RESUMO FINAL
A sorte vem para aqueles que estão dispostos a aceitar as oportunidades que a vida nos oferece. Enquanto todo mundo quer ter sucesso em sua carreira, muitos acreditam que a sorte depende inteiramente da vontade dos deuses.
Pensar assim significa aceitar que nada do que fazemos pode mudar nosso destino, porque nenhum poder terreno pode influenciar tanto a sabedoria divina a ponto de forçá-la a nosso benefício econômico.
Como resultado, excelentes oportunidades são negligenciadas, fazendo-nos sucumbir à fragilidade da condição humana diante da impressionante aleatoriedade do universo. Parece uma razão teórica para a procrastinação, não é?
Felizmente, a mensagem deixada pelo nosso autor está gravada em nossas mentes com outro significado: enquanto continuarmos buscando sabedoria e compreensão de suas leis internas, é possível atrair boa sorte.
Veja também Resumo de livros – como organizar sua vida financeira
Prescisa de ajuda com sua renha critica