RESUMO DO LIVRO ÉRAMOS SEIS DE MARIA JOSÉ

Resumo do livro Éramos Seis de Maria José é o segundo romance da autora Maria José Dupré. A Companhia Editora Nacional publicou o livro em 1943. Mas outras editoras como Brasiliense, Saraiva, Coleção Saraiva, Círculo do Livro, Clube do Livro, Editora Ática e outras também publicaram o livro.

No entanto uma adaptação teatral da obra foi realizada em julho de 1945, e a história também foi transmitida como radionovela pela Rádio Tupi. No mesmo ano, lançaram o filme argentino baseado no livro de mesmo nome escrito por Maria José Dupré. E não parou por aí: na televisão, acabou conquistando cinco versões que tinha um formato de telenovelas.

Em 1958, a primeira versão foi ao ar na Record TV, seguida de outra adaptação regional.

Na década de 1960, na emissora de TV Itacolomi de Minas Gerais Além disso, o livro de Maria José Dupré recebeu o Prêmio Raul Pompéia da Academia Brasileira de Letras.

Portanto, a autora finalmente escreveu e publicou outra sequência desta obra de forma inédita em 1949, sob o título “Dona Lola”. Nesta nova narrativa, a autora Maria José Dupré continua sua protagonista-narradora, aproveitando Eramos seis além de agregar outros membros à narrativa como alguns dos personagens do livro Éramos Seis.

Em 2020, o livro é reeditado pela Editora Ática, décadas após o último lançamento.

Este artigo fala sobre o Resumo do livro Éramos Seis de Maria José Dupré, caso precise de um resumo para seu TCC o ideal é procurar uma equipe que passe as orientações corretas.

Sobre o Drama do Resumo do livro Éramos Seis de Maria José

Resumo do livro Éramos Seis de Maria José, em suma conta o drama de uma família que deve lutar para obter uma base para a sobrevivência. Dessa forma, a obra destaca muitas questões, como a convivência de famílias de baixa renda, o drama da terceira idade segregada por gênero na frente da metrópole, e assim por diante.

Além disso, seus personagens muitas vezes esquecidos – como a falta de reconhecimento da dona de casa e até mesmo a desvalorização de seus próprios filhos, o que muitas vezes cria um mundo diferente em comparação com seus pais – afloram nas narrativas dos personagens.

A obra “Somos Seis” conta a história de uma família de classe média baixa liderada por Dona Lola. Júlio Abílio de Lemos é marido de Dona Lola e tem quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel.

A história começa em 1914, se passa durante os 28 anos da Primeira Guerra Mundial, e termina em 1942, quando termina a Segunda Guerra Mundial, com trechos dela sendo citados na obra de Tia Emília.

A trajetória de Dona Lola, protagonista de Éramos Seis

No Resumo do livro Éramos Seis de Maria José, A obra é narrada pela personagem Lola, e até Eleonora (como ela também é chamada), e é feita em primeira pessoa. Além disso, a cena se concentra nas cidades de São Paulo e Itapetininga.

O período de mudança de comportamento social que é a essência do romance tem impacto nas atitudes dos personagens ao longo da obra.


Diante disso, Donna Lola nos contou que a família Lemos vivenciou alguns acontecimentos importantes, como a Revolução Paulista de 1924, a Gripe Espanhola de 1918 e a Revolução Constitucionalista de 1932.

a vida de Dona Lol

Na obra “Éramos seis”, a vida de Dona Lola é narrada, desde a meninice até a vida adulta. Durante sua trajetória, a história descreve a ocasião em que Júlio, seu esposo, trabalhava em uma loja que vendia tecidos. E aborda também a dificuldade que enfrentaram para quitar as prestações da casa, além de explorar a relação da personagem com os filhos, chegando assim à idade avançada.

Em 1914, a autora Maria José Dupré inicia a obra com a história de Lola e sua família no primeiro ano morando na casa localizada na Avenida Angelica, na capital paulista. Antes disso, logo após o casamento, Lola e o marido moravam em uma casa menor de aluguel no bairro do Bom Retiro, também na região central de São Paulo.

Na parte final do livro, em 1934, Lola finalmente vendeu sua casa na Avenida Angélica, onde morava há cerca de 12 anos, acabando por se mudar para uma casa menor na área da Barra Funda, Lola mora com o filho mais velho, Carlos, que, diferente dos outros irmãos, mora com a mãe.

Linha do tempo

Por fim, a história acelera o tempo, após pular um período de oito anos, na ocasião em que Lola residia em um quarto alugado em uma espécie de pensão com mulheres do convento.

De fato, a história começa com a filha de Lola, Isabel, de três anos de idade, Julinho com cinco, Alfredo sete anos e Carlos nove. Muitos fatos acontecem durante a história, como a morte de Júlio, seu marido, vítima de uma enfermidade estomacal.


Além disso Alfredo optou por desaparecer para evitar a prisão. Isabel decidiu se unir a um rapaz divorciado, Felício, devido à rejeição de Lola, e a morte de Carlos afetou profundamente a todos, resultando na separação da família por oito anos.

O título da história se passa no final da vida de Dona Lola. Sozinha em um quarto alugado e um confortável convento no mosteiro da Rua da Consolação, no centro de São Paulo. Havia seis pessoas antes e, no final, restou apenas ela.

No entanto, o elemento mais importante da obra acaba por ser a maneira que a autora amarrara a narrativa da história da família Lemos diante das atuais mudanças sociais do país.

Além disso, este é um dos elementos que ainda é usado na adaptação para a adaptação televisiva até hoje.

Principais personagens

Para melhor compreensão do Resumo do livro Éramos Seis de Maria José, a seguir focamos nos personagens principais do livro e suas características marcantes. Não deixe de conferir para deixar sua leitura mais completa.

Personagens mulheres

Dona Lola: Também conhecida como Eleonora, é casada com Júlio Abílio de Lemos e tem quatro filhos. Além disso, ela é a narradora da história e a protagonista, que fica sozinha no final da narrativa;

Isabel Abílio de Lemos: Ela é a única menina. Ela conseguiu que o pai mostrasse um gesto de amor e era a favorita de Júlio.

Olga: Irmã mais nova de Lola. Ela é casada com Zeka e tem cinco filhos. Olga é professora;

Tia Emilia: Uma das mais velhas da família do pai de Lola. Além disso, ela se casou com um homem muito importante e rico.

Clotilde: é uma moça prestativa, leve, contente e calma e, ao longo da história, acaba solteira. Ela é a irmã mais velha de Lola.

Personagens Homens

Júlio Abílio de Lemos: Considerado o patriarca da família Lemos, marido de Lola, rude. Além disso, ele não escondeu sua preferência por sua filha mais nova, Isabel, em vez de meninos.

Carlos Abílio de Lemos: muito próximo da protagonista, o filho mais velho da família Lemos. Além de cantar e tocar violão em programas de rádio, ele também sonhava em ser médico, mas depois que seu pai morreu foi trabalhar em um banco;

Alfredo Abílio de Lemos: é o segundo filho de Júlio e Lola e é considerado o mais rebelde da família. Embora Alfredo fosse muito afetuoso com sua mãe, na maioria das vezes, ele se chocava com as pessoas mais próximas a ele;

Julinho Abílio de Lemos: terceiro filho da família, desde cedo mostrou ao pai que tem mais capacidade de lidar com dinheiro;

https://brainly.com.br/

https://resumosprontos.site/

Resumo do livro Éramos Seis, de Maria José Dupré